Análise de CD: "Criador do Mundo" da Daniela Araújo (2014)

Com o grande número de mensagens e emails do público, mesmo que já faça um tempão, vamos analisar o "novo" CD da Daniela Araújo, Criador do Mundo.

A Dani, sem dúvidas já é considerada uma das grandes revelações da música gospel de qualidade. Seu primeiro CD intitulado "Daniela Araújo" trouxe um ar muito poético e com canções cobertas de simplicidade e ritmos marcantes. Ela se destaca por sempre está na lista dos projetos mais aguardados. Até porque seus fãs são desesperados e clamam por lançamentos.

Depois de quase 3 anos e meio sem lançar nenhum álbum, a garotinha do falido grupo "Turma do Barulho" volta ao mercado com grandes novidades. O álbum "Criador do Mundo" foi produzido por ela e seu irmão Jorginho Araújo. Quanto às fotos e arte do CD, a mesma junto com suas parcerias trouxeram algo muito psicodélico e hipster, e claro, do jeito que os fãs dela A-DO-RAUM!!!

Agora, vamos ao que interessa...

"Maravilhoso". Essa é a palavra que iniciamos. Chegamos a ficar em dúvida sobre o que comentar sobre esse mais novo trabalho da Daniela Araújo. São arranjos inovadores, pegadas instrumentais mais fortes e composições com um conteúdo de primeira: Cristo, ou seja, bastante cristocêntrico.

A novidade do disco começa com uma sequência cronológica das canções. Essa estratégia arrebentou. A primeira faixa do cd é “Teu Perdão”, onde é retratado o amor de Cristo por nós. Vale lembrar que a maioria das faixas são de autoria da Dani. Tais canções foram muito bem colocadas. No sentido de que parecem realmente canções de um repertório bem mais maduro. Além é claro, de terem finalmente começado a afastar a cantora da incansável posição de “soninho ou chatinha” e a colocado numa vertente mais “pop e rock”.

O single principal desse trabalho ficou por conta da linda e grudenta faixa-título "Criador do Mundo", onde a Dani se inspirou numa canção da banda de rock islandeza Sigur Rós, para elaborar aquela bela introdução. Show de bola. A letra é bonita, além de relatar uma declaração de amor para o Criador com exaltações. Pra quem é jovem e gosta de um "pop" mais tranquilo, com toda certeza, as batidas se encaixaram perfeitamente pra essa classe. A melodia dessa canção é super atual e é a cara da Dani!

"Entrega" é aquela canção "secundária" dos CDs da Daniela. A mesma tem a participação especial de um tal de Lito Atalaia (Lito quem???) e faz uma severa crítica aos religiosos de plantão. Sinceramente, essa faixa é a que tem a letra mais forte do CD. A mensagem repassada pela Daniela é uma "tapa" em muita pessoas que estão dando uma de "santinhos" dentro das igrejas e ao mesmo tempo se encontram cegos espiritualmente. Essa música, de acordo com algumas fontes nossas, foi criada também, para deter certas críticas feitas pelo o pessoal da Adventista. Eita! Melhor parar por aqui... O Lito participou fazendo rimas e "hip hop" com frases polêmicas sobre julgamento. Notal mil.
Em seguida, "Liberdade", também single do CD, vem com uma pegada bastante envolvente. O solo de piano e as batidas com a guitarra deixaram uma melodia de rock alternativo "dos melhores". É nessa faixa também, que a "ex-adventista" arrasa com seus agudos espetaculares, mostrando que tem garganta suficiente para surpreender. Ao ouvi-la, dar pra se lembrar um pouquinho da banda americana Paramore. Será que ainda vai sair um clipe a altura? (suspiro)

Num estilo, "adolescente rebelde", a Daniela canta "Verdade". (Calma, não é a letra da canção, mas o jeito de cantar e a pegada rockeira da música). Essa foi a primeira composição apresentada do álbum e esta retrata que a "verdade" que liberta é o amor. Oh grórias irmão!!! Quem se lembra do dia em que a Dani foi "louvar" no Raul Gil? Foi polêeeeemica!!! O pessoal do advento do sétimo dia pirou no corte de cabelo da cantora e até páginas contra a filha de Jorge Araújo e Eula Paula fizeram no facebook!

"Imensurável" é a canção do CD!!! Sabe aquela música que você até se esquece de ouvir o resto do álbum e aperta o replay constantemente? Pois é. Claro que você tem que prestar atenção na letra, porque o que eu mais vejo entre os fãs dessas cantoras, é gente que leva mais em consideração um ritmo do que uma letra. Porém, se tratando disso, o ritmo musical é bem country, fazendo nos recordar do pop da cantora secular Taylor Swift. Simplesmente perfeito! A interpretação com a doce voz da Dani deixou um extravasar de brilho e emoção. Sem comparações.

"Deus" é aquela canção que, apesar de ter uma letra simples e bonita, e de muitos adolescentes gostarem pelo ritmo meio computadorizado, é uma música que não faria falta no disco, se não tivesse entrado. Mas amém né? Já viram um CD que não tenha uma “enche-lingüiça”? Mesmo assim, é outra daquelas que você se pega cantando depois.

A oitava faixa do disco, “Jesus”, dá continuidade aquele clima de entrega a Deus e não merecimento pela salvação, mas dessa vez, retratando o grande amor de Cristo na cruz. A música tem uma pegada mais animada que a anterior, mas com o mesmo propósito. O estilo, voz e instrumental modernizado no meio da canção dá um charme. Podemos considerar uma das "chicletes" do álbum.

"Alcançar" tem a participação especial de seu marido, Leonardo Gonçalves. A música é simples, porém tem belos arranjos. A letra é bem legalzinha, mas o refrão é repetitivo demais. Passa...

Continuando a participação especial do Leonardo no CD, "Porto Seguro" é dueto de quem canta melhor nessa vida. Risos. A letra traz uma palavra de conforto sobre os problemas contemporâneos e nos leva a crer nas promessas do Senhor. "Como a vida vou suportar? Tanta injustiça encarar? Não posso ver, sem me importar, não não não. Em tuas vou crer, sei que um dia vou te ver!" Por diversas vezes, o blogueiro se ouviu cantarolando essa música por aí... Mas essa canção pega, e é muito boa!! Letra e música de Daniela e Leonardo.

"Santo/Graça" traz a participação estrondosa do coral infato-juvenil Nissi, no qual, consegue realizar uma interpretação de emocionar. A faixa 11 do "Criador do Mundo" é adoração pura, muito boa de ouvir, e também de fechar os olhos e erguer as mãos... Eita Glória!!!

Além disso, nossa pequena "Daniela Lispector" trás suas belas reflexões na canção "Mais uma vez". Uma música repleta de arrependimento e cheia de entrega. Em outras palavras, essa é a melhor faixa pra dar uma cochilada. Quem sofre de insônia, pode escutar... é garantido o sucesso (risos). Ainda podemos afirmar o seguinte: a cantora reclamou, murmurou e questionou e vai chegando no final do disco com indagações de "volta o cão arrependido". Muito boa a sequência do álbum!

Pra fechar o CD com um gostinho de "quero mais", temos a faixa "Aleluia". Uma letra simples, porém adornada de belos arranjos e uma interpretação impecável da Daniela com o Tiago Arrais. A música lembra um pouco aquele estilo de "Volta" do álbum anterior. Fica agora perceptível que a sequência de louvores tiveram grande excelência em sua ordem cronológica. 

O início foi com o perdão de Cristo pelo nossos pecados, no decorrer do CD fala sobre as grandezas Dele junto com os problemas de nossa religiosidade/julgamentos e a finalização se dar com a volta de Jesus. Criatividade a mil!

QUALIDADE MUSICAL E BACK VOCAL
O back vocal da cantora como sempre se mostra impecável e mantém aquele "Q" de qualidade que o cd passado trouxe ao mercado. O que não ofusca em nada sua qualidade vocal. Além disso, a Daniela nunca esteve tão segura do que fez. E faz cada vez melhor. É só ouvir direitinho a canção “Liberdade” e verás o potencial vocal que a "garotinha" vem conseguindo atingir. A coisa em si é tão boa que a gente nem vai comentar as camadas de computador passadas em sua voz. Isso porque sabemos que não iria influenciar em nada já que temos conhecimento do que a "diva" é capaz de fazer ou não ao vivo.

Parabéns ao Jorginho, irmão da Daniela, onde mostrou através deste cd, que a música gospel ainda tem jeito. O álbum trouxe um sentido novo, moderno e a altura do que deve ser dado a uma cantora deste nível, isto é, Daniela não toque os "pés" nas gravadoras cristãs capitalistas. 

PROJETO GERAL, BÔNUS E AVALIAÇÃO
Esse trabalho é como aquele bom vinho. Não adianta beber direto. É preciso degustá-lo. Além disso, quanto mais velho melhor fica. Tanto que esperamos até agora para fecharmos a análise. 

Sim! Quem percebeu que ao final o cd tem duas faixas bônus??? "Me ensina Amar", que dar um orgulho até de ouvir. Composição falando acerca do amor e o porquê de muitas vez nos apegarmos a algumas as pessoas e subsequentemente faz com que soframos. E a versão piano de "Liberdade" que está linda.  

A capa ficou super interessante. Inovação pura. Já discutimos isso por aqui. 

Destaque para as canções: "Criador do Mundo", "Entrega", "Liberdade", "Imensurável", "Porto Seguro", "Santo/Graça" e "Aleluia". 

Categoria: CD que você vai ouvir por muito tempo.

Avaliação em estrelas (zero a cinco): 5 ESTRELAS muito merecidas pra este que temos o orgulho de avaliar. Parabéns a Daniela. Você merece garota! rsrs

Vale a pena ser comprado?
VALE MUITO! Compre o seu agora mesmo! É produto de qualidade!

29 thoughts on “Análise de CD: "Criador do Mundo" da Daniela Araújo (2014)”

  1. Gente, amei a avaliação! Realmente, ela arrasou nas composições!!!!!!!!!!!!
    Odeio os danilovers, mas pode babar... esse cd tá bom mesmo

  2. Eu até então nunca tinha ouvido essa mulher cantar,rs...Ouvi a música que dá título ao CD e fiquei impressionado....Como a voz dela é fraquinha,rs....Tem nada de diva.Não curti a música,mas tenho curiosidade de baixar os discos só pra conhecer,pq comprar mesmo,nem pensar,kkkkkkk...

  3. Daniela Lispector(ri alto!!!rsrrs).
    Mas temos q concirdar que tudo q a Dani e o Léo fazem é de qualidade,eles não fazem as 3 porradas pra vender,tem qualidade mesmo.
    Esse cd superou o anterior sendo q o anterior já era maravilhoso.
    Que ela continue assim com essa voz maravilhosa.

  4. Fiquei sabendo que os Valadetes ficam falando mal da Daniela no grupo do Facebook.
    Dizem que a Dani não é adoradora, é apenas uma cantora kkkk...
    Tem valadete que é recalcado.

  5. Cadê os comentários do Tu Reinas kkk afinal vendeu 50 mil cópias em um dia kkkk fala ai recalcado

  6. Valadetes são uma raça né?
    E o pior q acabamos pegando repúdio da Ana,até percebemos q ela não tem nada haver com isso.
    Q mania de ficar comparando e julgando os outros para criar discórdia.
    A Dani tem seu estilo a Ana outro e ambas são adoradoras e filhas de Deus.
    Eles falam q ela não é adoradora,e eles q são idólatras.

  7. A Daniela canta melhor do que essa Ana Paula Vaileão...
    A Dani canta com o coração, ana paula só faz gritar igual um gato

  8. Eeeita recalque
    Tua voz deve ser linda ne que nem taquara rachada! Mostra tua cara ai Pavarotti kkkk

  9. Canta mal? Pelamor pode dizer que não gosta do timbre do estilo mas a mulher canta muito aceita que dói menos colega

  10. DEPOIS DA FALSA PROFECIA DA VALADAO Q A MARINA IRIA GANHAR PRESIDENCIA , ALIAS PROFECIA CHATA XEIA DE GEMIDOS E LABAXORIAS, PEGUEI NOJO DE VALADAO E VALADETE

  11. muito boa analise
    gostei muito do cd
    cheio de conteudo nas mensagens e musicalemnte muito rico e inovador.

    CANSADO DE VER O MSM POPROCK FAROFA HILLSONG SENDO GRAVADO PELA MASSA.

  12. "Ex Adventista" ??? vamos se informar melhor como a Dani pode ser "Ex" quando na verdade ela NUNCA foi adventista!!!!!! Quem é adventista é o marido dela o Leonardo Gonçalves.

  13. Faltou a música Me Ensina a Amar hahahahahahahahh eiiitaaaaaaa analise viu kkkkkkk

  14. O CD é maravilhoso. A analise legal. A pessoa se dispor a comentar discos gospel e ñ conhecer Lito Atalaia, é no mínimo curioso... Indico o novo trabalho dele Totalmente Rap, Totalmente Rock para vc conhecer melhor o q realmente tem de bom no gospel...

    Janilson Cleber

Leave a Reply

COMENTE LIVREMENTE, MAS CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA! A MODERAÇÃO ESTÁ DE OLHO!