Análise de CD: Pamela vivendo um "Tempo de Sorrir"


Depois de muitos pedidos em nossa página no facebook, resolvemos analisar o CD "Tempo de Sorrir" da recém recuperada Pamela. 

Pamela é um nome ainda bastante conhecido (querendo ou não) no meio gospel. No decorrer de sua carreira, ficou conhecida como a "britney spears" brasileira e enfrentou muitos preconceitos por causa de sua voz "docinha". A cantora passou por gravadoras famosas, como a Zekap Gospel (na época era bem avaliada no mercado), MK Music (período de ouro da PamPam), Mess Entretenimento (penúltimo cd lançado) e agora: Som Livre, uma gravadora global. 

Poderíamos dizer que essa fase "global" está aí para levantar a auto estima da "adoradora" né? Mas, só que não. De certa forma, a Pamela brilhou na época em que era a "netinha" adotada pela Dona Yvelise. Quem não se lembra do cd "A Chuva" ou "A Chave"? Só que infelizmente, houve grandes "tribulações" nesse tempo. A cantora foi alvo de críticas por diversos sites e fãs, pelo fato ter aparecido em fotografias, onde aparentemente estava bebendo, comprando a bessa e dançando com um piercing no umbigo. Eita mistério!!!! Mas o passado ficou pra trás né gente? Vamos esquecer esse período de comportamentos "cristãos" da nossa PamPam! (Eu Creiiiiiio Deus!!!)

Tempo de Sorrir marca uma nova etapa nos tempos vividos pela recém contratada da Som Livre. Depois do catastrófico cd "Ritmo e Poesia" (ou "Pancadão da PamPam"), a ungida lançou o "Recuperando o Tempo", onde retratou um "arrependimento" de maneira indireta. E claro, não querendo explorar totalmente seus erros drásticos do passado. 

Esse mais novo trabalho da Pamela, tem a produção assinada pelo Emerson Pinheiro (está esperando alguma novidade?). Diferente do anterior, que foi produzido pelo seu marido, Marcio Carvalho. Trazendo algumas palavras de sinceridade, o "Recuperando o Tempo" trouxe algo mais inédito e com bons ritmos. E com toda certeza, não podemos compara-lo com esse último lançamento. Vamos a análise amadinhônssss!

1. Flechas em suas mãos
Já iniciamos com aquela exclamação: "Nossa gente! Como a PamPam tá crente! Raleluiasss!!!". O álbum começa com um clamor de capacitação para a nossa geração. Lembrou bastante os cds da Aline Barros, com aqueles velhos chavões: "renova-me", "não vou me conformar", "estou em guerra", "capacita-me", "usa-me". Além do momento em que a cantora recita um pequeno texto baseado em Efésios 6. Boa faixa!!!

2. Tempo de Sorrir 
Música chata. Sabe aqueles clichês de superação gospel? Pois é, idêntico. Ninguém aguenta mais. O fato mais engraçado é que a composição é do Tony Ricardo. Algo que assusta, porque a falta de inspiração por algo novo foi tremenda. "Deus vai trazer na tua vida um maná do céu. Fazer uma virada e te mostrar que Ele é fiel", "Ninguém pode impedir, tua vitória vai chegar!". Essas frases agregadas com o pop/rock computadorizado deixou super morgado. Escolher como a faixa-título do cd foi uma péssima ideia.

3. Vou amar-te (Vou a marte)
Tem um bom instrumental, principalmente o solo do piano. E talvez, essa seja a música mais viajada do disco "pameleiro". Daquelas que você escuta pensando: "Isso é música gospel ou é música romântica?". Essa impressão se dar pela letra indefinida. Até agora o autor não decidiu se queria falar de Jesus ou de um amor que ele vai até Marte ou amar... Essas "confusões poéticas", claro, é do apaixonado Henrique Cerqueira. Boa faixa! Vale a pena ouvir.   

4. Todo poderoso
Gente! Pára tudo! Em poucos minutos de "adoração", tudo se transforma numa boate? "Que quer isso?" Onde está a "unxida" das músicas passadas? 

A Anitta se converteu? Ah não!!! É só a Pamela querendo muito ser ela. Que aliás, está super famosa, ryca e canta melhor do que ela. Nessa faixa, está a prova viva que a cantora em questão ainda ama se inspirar em cantores seculares do momento. Mas funk gospel gente? Qual a necessidade disso? As batidas desta canção estão idênticas ao "Show das Poderosas" e "Blá blá blá" da funkeira Anitta. Uma das piores, daquelas que você sente vontade de desligar, abaixar o volume ou pular pra próxima faixa pra ver se melhora.... Lembrando: Não basta ser música que cola rápido. Tem que ser de qualidade. Essa me lembrou aquela música do Sal e Luz, "Tá consumado", onde a Pamela se inspirou fortemente no Furacão 2000, "Ta tudo dominado". Triste fim!

5. Curti compartilhei
E chega a participação especial de seu marido, Márcio Carvalho. Estava esperando a participação em alguma música romântica? Se enganou!!! Ele até que cantou bem, e ainda disse numa entrevista que "não gostava de cantar"... A faixa é uma das melhores do cd e trás uma mensagem evangelística (nossa, isso é Pamela mesmo?) sobre o "aceitar" a Jesus como o único salvador. E como é de esperar, está aí mais uma canção no estilo pop/rock. Vale muitos replays!!!

6. O amor
Essa faixa tem uma roupagem e um ritmo muito bom. Poderia ser uma das melhores do disco. Porém, alguém fez questão de repetir muitas vezes a frase "o amor..." ao iniciar, causando um pequeno "cansaço musical". E mais com a voz "meia" grave da PamPam? Não tem quem aguente! Risos. 1 Coríntios 13 foi utilizado, porém com um errinho... "ainda que eu fale" é diferente de "ainda que eu falasse". Só pra não esquecer!!!

Mas enfim. Voltando a nossa "britney" brasileira... "O amor" é um dos chicletes do álbum. Não é aquela goma de mascar "mentos pure fresh" que tem aquele caldinho por dentro bem refrescante. (Se bem que ultimamente está fora de moda né? Já foi o tempo que "mentos" era o máximo. Nossa.. lembrei das novas pastilas da halls, a soft é ótima kkk) Isto é, não basta ter ritmo, tem que ter uma letra bem arranjada. 

7. Sonhando com você
Por incrível que pareça, este cd não tem tantas músicas românticas. Essa é a primeira! A faixa é fraquinha, mas dar para o gasto! Até porque, a cantora, querendo ou não, se encaixa bastante com esse estilo sertanejo caipira.

8. Ver com os olhos de Deus
Finalmente uma introdução igual a de todos seus CDs anteriores. Essa canção lembra bastante, ao ouvir-la, o famoso gritinho "rah" da ex-neta da Dona Yvelise, quando estava preste a aprontar alguma travessura. A faixa em questão, é uma "enche-linguiça" de primeira, na qual, não poderia faltar no repertório do álbum. É tão clichê a letra que, mesmo com um ritmo animado, se for entoada numa igreja, o povo dorme ou vai embora... Pense bem antes de qualquer decisão!

9. Desde o primeiro momento (From this moment)
A Pamela regravando? Isso é uma novidade! Será que ela anda escutando demais o Diante do Trono??? Brincadeira valinhas!!! A versão dessa música é muito bonita, porém no quesito "emoção" e "a paixão está no ar", ficaremos com a primeira gravação. Willian Nascimento duetou perfeitamente com a #PamPam na época. Além disso, essa nova roupagem não trouxe aquele "clima" de romance, mas somente um lançamento a mais. É fato!

10. Grande Deus
Estou ainda impressionado. A Pamela gravando canções congregacionais??? Esse álbum é a continuação de "A Chave"? Embora essa faixa tenha um bom "ar" de música cristã, a mesma é chatinha e repetitiva demais. É pessoal, mas podemos falar o que de uma pessoa que só grava faixas românticas? É uma grande evolução meu povo!!! Isso é influência da Brum. Certeza absoluta!

11. Desperta (Wake)
Quantos cantores irão gravar essa versão do Hillsong Youg & Free, pelo amor de Deus? A Gabriela Rocha, a Ana Nóbrega... Gente, fala sério! Além da letra traduzida ser um absurdo de monótoma, a voz da Pamela não ficou nada legal. Impressão minha ou ela está meio fanha? Além disso, deu pra perceber facilmente que o ritmo das batidas ficaram lentas e cheias pequenas pausas. A produção instrumental está legal, mas eu descartaria do cd.

12. Romanos 11:36
Eita, um CD da PamPam sendo encerrando com uma música gospel? É pra glorificar de pé igreeeeeeeja! A canção em questão é muita lenta e chega a ser chatinha no início. Porém o refrão e as "pontes" salvam a canção. É nessa canção que a cantora dar solos muito bons com o "Aleluia". Fecha com chave de ouro!

Conclusão: O álbum teve uma boa produção musical, porém não vi esse "ineditismo" tanto falado pela Pamela. O encarte do CD está simples, sem muitos exageros e pelo o que se fala, as roupas de todas as fotos usadas pela cantora pertencem a loja da Liz Lanne, a Seven Liz Moda. Até nesse momento a irmã da Eyshila querendo fazer moda. Risos.

Em suma, é um momento bem diferente vivido pela PamPam. Agora, será que dessa vez ela consegue as 40 mil cópias vendidas (disco de ouro)?  Porque, até propaganda em emissora global ela tem. Vamos ver no que vai dar.

Destaques para "Flechas em suas mãos", "Vou amar-te", "Curti compartilhei", "O amor" e "Romanos 11:36".

Avaliação em estrelas (de 0 a 5): 4 Estrelas. Um bom álbum!!!

Vale a pena ser comprado? Pra quem curte a voz da cantora e acompanha seu "mistério" há muitos anos, APROVEITE A OPORTUNIDADE! É um dos álbuns "mais crentes" que já ouvir da Pamela. Sério mesmo! 

25 thoughts on “Análise de CD: Pamela vivendo um "Tempo de Sorrir"”

  1. A analise mais sincera que vi sobre esse cd, foi do blog 'Ta no ar Gospel' (link acima que alguem mandou) pois em nenhum momento faz algum tipo de comparação absurda. Se fosse pra analisar assim, melhor seria nem analisar. O cd está completamente ÓTIMO, não tem como reclamar! Mas, cada um tem sua opinião. Respeitemos.

  2. Concordo com vc, a análise do Tá no ar gospel desse cd da Pamela foi a melhor até aqui. Esse CD está maravilhoso, um dos melhores do ano e acredito que vai conseguir disco de ouro. Pra mim é um dos melhores da carreira da Pamela, mostrando que há vida depois da mk. O clipe da música flecha em suas mãos deu um banho nos clipes da mk. Só de ver a Pamela sair da balada pra ir evangelizar emociona demais.

  3. Oxi graças a Deus nao comprei!!Baixe comecei a escutar apaguei.nossa muito ruim muito chato mas muito mesmo! Uma pena saber que tem ggs que escutam essas bostas de músicas. Tempos bons em que o Cd Tudo que sou e Um passo ao céu eram referência nas igrejas.Bom pelo menos na minha igreja tocava Pamela.hoje nao nem pra escutar,é muita baboseira.

  4. Esqueceram de comentar do clip de "Flechas em suas mãos", achei muito corajoso da parte dela - apesar de todo mundo saber (mas eles gostam de negar) - colocar a vida de baladas que ela levava, no clip.

  5. Nossa que analise de merda... o Cd ta muito bom... as m[usicas são ótimas, não tem nenhuma enche linguiça... acho que voce que não está sensivel à voz do espirito santo e não ouve Deus falar com voce, por isso critica tudo...

    Desejo sucesso a ela.... esse cd está ótimo, lembra muito os primeiros cds dela.... Não mudaria nada....

  6. O que dizer dessa análise!?
    Fica claro que a pessoa que escreveu não gosta mto da Pamela e deixou isso transparecer!
    Na minha opinião a análise tem que ser de modo imparcial o que não aconteceu!

    Outra coisa, a produção musical não foi do Emerson Pinheiro e sim do seu esposo Marcio Carvalho! Só pesquisar um pouco!

    Ahhh outra coisa ainda! O compositor da música Vou Amar-te é Edimar Filho e não Henrique Cerqueira como foi dito acima!

    Péssima análise e péssimo texto contendo vários erros!
    Mas também de um site chamado Gospel Amargo não poderíamos esperar coisa melhor né?!

  7. O novo album da BK tá lindo! Nossa, eu imaginei que não depois de ouvir as partes das músicas no canal da MK no YouTube. Mas depois que ouvi o album completo e prestei atenção na letra de cada música, me surpreendi. Na minha opinião realmente tá de mais! Em questão de repertório, superou o "Aceito o Teu Chamado". Lindo o CD.

  8. Vou amar-te NÃO é do Henrique Cerqueira, foi apenas gravada por ele e Renato Vianna. Se você tivesse comprado o CD da Pamela, já tinha percebido a autoria da canção!

  9. O CD tá muito bom!! Acredito q a pessoa q fez a análise só não queria admitir que o CD tá perfeito! Falou q tinha várias canções enche linguiça e acabou dando 4 estrelas! Todo poderoso é sucesso em varais rádios assim como curti compartilhei.. Em fim a Pamela já atingiu 20mil cópias e parece q o disco tá no caminho certo!

  10. cd lindo da pam com mais de 30 mil copias vendidas ja .. muito bom muito melhor que bruna karla 1000 vezes hah.... sucessos sempre pam .. e outra o clip da pam desde o primeiro momento no youtube tem mais de 5 milhoes de visualização.

Leave a Reply

COMENTE LIVREMENTE, MAS CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA! A MODERAÇÃO ESTÁ DE OLHO!