ANÁLISE DE CD: "DEUS NÃO TE REJEITA" DO ANDERSON FREIRE

Enfim, o CD "Deus não te rejeita" foi lançado e hoje estamos aqui para falar o que achamos de mais um trabalho inédito do cantor, que atualmente, é o mais famoso do meio gospel. Nada mais que o Anderson Freire ou "Andinho raridade" para os mais íntimos. Né Dona Yvelise??? rsrsrs

A primeira impressão deste novo disco do Anderson é o crescimento e a evolução vocal do cantor. Ele está se soltando a cada dia a sua voz e sua performance, como cantor, está simplesmente "um Leonardo Gonçalves da vida" (mentira gente, não é pra tanto! rsrs). Alguns solos estão mais maduros e certamente, ele deixou os backs participarem mais neste novo disco. Em algumas músicas, pelo amor de Deus, só dar pra ouvir as vozes do belíssimo coral. 

O CD segue com repertório bem diversificado. Do pentecostal ao sertanejo. Linha que ele vem seguindo desde do "Identidade" e do "Raridade". Sendo "curto e grosso" nas palavras, o álbum é uma mistura dos dois últimos cds inéditos com canções mais voltadas para "o homem e seu sofrimento na terra". Sensacionalista demais! 

O título não combinou muito com o trabalho... A música destaque não é a "Deus não te rejeita", pelo contrário, está longe, pois outras canções sobressaem a da faixa-título. Vocês verão isso ao ouvir.

Já faz algum tempo que não se via um excelente trabalho chegando no mercado. O último, considerado de excelência no repertório e produção, foi apenas o "Reino de Justiça" da Nívea Soares. Depois deste, nem olhos viram, nem ouvidos ouviram (risos) mais nada. Porém... Anderson Freire é ANDERSON FREIRE, né?!!!

Composto por 14 canções, todas de sua autoria, abrindo o CD temos o single "Culto ao Calvário". Uma composição magnífica do cantor, onde é retratado a história da paixão de Cristo em comparação com um pregador local de uma igreja evangélica. O clipe já foi lançado e sem dúvidas, agradou a muitos. Essa é a primeira e única música que aborda um tema diferente de todas as outras. 

Em seguida, a música título, "Deus Não Te Rejeita", pode sim ser chamada de "apelação ao ser humano" (rsrsrs). A faixa é boa, mas não se destaca como "a melhor" ou "a top do momento". A letra é bonita, porém se arrasta no sofrimento da dor da rejeição. Sua estrutura é bem organizada, as estrofes bem alinhadas e faz todo aquele drama melódico que a canção "Raridade" fez, só que dessa vez, com nível de sofrimento maior. Frases clichês como "o passado não é mais consequência pra você sofrer", "o Senhor não erra" ou "há um plano para ti" se encontram na canção. Esta é basicamente, uma espécie de auto-ajuda espiritual. Vale a pena ouvir? Claro que sim!!! Principalmente pelo belíssimo solo que o Anderson faz no final...

Ao abrir a terceira faixa, achei que era alguma música da Gabriela Rocha no meio do cd do Anderson... rsrsrs, mas não. É apenas uma faixa congregacional chamada de "Enche o Templo". E muito bem feita, por sinal. No início temos a mesma voz do narrador do musical "O Cristo do Paixão" da MK (época do auge mktreiro no cast). E é óbvio, arrepiou geral! Na parte da final temos uma proclamação de um versículo de Isaías 6, junto com a unção "fresca" do cantor. Essa faixa tinha tudo para ser cansativa, mas os efeitos psicodélicos no fundo, ajudaram com muita eficiência deixar esse "probleminha" escapar.

"Crescimento" é mais uma música de auto-ajuda. Num estilo meio pop/rock, com violinos, guitarras e alguns efeitos, a mesma traz regozijo juntamente com emoção (deu pra compreender?). A letra realmente agrada e já é uma das minhas preferidas do álbum. A faixa aborda sobre a parábola do trigo e do joio. Fala até a palavra "inferno". Coisa difícil de acontecer nas letras das canções do meio gospel. 

Eis que surge a primeira participação especial: Nívea Soares! E claro, em grande estilo e com um belíssimo dueto na faixa "Sonhador". A canção fala sobre sonhos e como o cantor é "craque" em "enrolações" nas suas composições, a canção nem parece que tem um conteúdo já explorado por diversos ícones da música gospel. Esse é o diferencial do Anderson! Ele sabe escrever e comover! A Nívea soltou sua linda voz e realmente, já podemos falar que esse "pequeno" dueto ficará marcado como um dos mais lindos já ouvidos. Show!!!

Depois de uma faixa maravilhosa, vem o destaque do CD, "Relacionamento com Deus". É auto-ajuda também? Sim!!!! Mas... Quando a pessoa tem "O" talento de expressar sentimentos profundos em composições, esse vai longe... E o Anderson nasceu com esse dom que estamos falando. A sexta faixa do "Deus não te rejeita" é um melo-drama vivido por todo aquele que já foi quebrado por relacionamentos no geral. O objetivo central é apresentar Cristo como o melhor amigo, trazendo frases fortes, um exemplo: "Chega de errar, deixa Ele ocupar o primeiro lugar, ser feliz não é risco pode acreditar, desde quando seu melhor amigo for aquele que, morreu em seu lugar." Como disse a vovó Yvelise a algumas semanas na audição do CD do Andinho, a música preferida da proprietária do Grupo MK foi essa. E parece que estamos "quites" pela primeira vez, hein Dona Yvelise?!!! Realmente essa canção trás a resposta para um coração que grita ao desespero. E sem dúvidas, essa será a faixa que irá "estourar" o álbum. A sequência lembra perfeitamente também, a "raridade". Percebam!!!

Assim como foi no álbum "Raridade" com "Acalma o meu coração", o Anderson regravou um sucesso seu, que foi interpretado na voz da cantora Lauriete. Estamos falando de "Outro Igual Não Há". Sem dúvidas, é uma das melhores interpretações do CD, ou talvez a melhor em potência vocal. A música é bastante pentecostal e com toda certeza, será altamente cantada nas igrejas do ramo. É muito linda, pode ouvir!

"Extremo (Getsêmani do Meu Ser)" é oitava faixa do CD. Mais uma de auto-ajuda, porém mais centrada na adoração em comparação com os momentos finais vividos por Jesus enquanto esteve na terra. Ao escutar essa canção, podemos defini-la como o "Meu Hospital" deste álbum. A mesma é aquele tipo de canção, na qual, você coloca para tocar e clama pela presença de Deus (quanta mistério e manto hein?). É pura unção, entra com certeza para o "hall" das melhores canções da carreira do Anderson. Todas as pessoas que escutam ficam maravilhadas com a canção.

"Fiel" é aquela faixa que demora para começar e se arrasta... arrasta... arrasta... pra chegar no refrão. Mas, claro, é LINDA e pode ser considerada mais uma canção de auto-ajuda do CD. A letra é uma poesia cantada, não tem nada muito empolgante, porém os solos bezuntados do "Fieeeeeeel" gritado pelo Anderson, simplesmente arrasou. Bem que ele poderia ter chamado a Elaine Martins para fazer o segundo dueto do CD. A música é a cara dela! O final é arrepiante quando o tom da música é aumentado. Os backs vocal dão um show esplêndido ao acompanhar o cantor e com toda certeza, vale muitos replays!!!

Na décima faixa "Vida Simples", é um testemunho pessoal do cantor e eis que se inicia a sessão acústica do álbum, igualmente como foi no disco "Identidade". O ritmo é chato, o "uuhuhh" da introdução também, entretanto a letra fala mais alto. Versos, como por exemplo, "eu não troco o berço da simplicidade por esse vazio da atualidade" é uma obra-prima cantada. Escutem e avaliem vocês.

Enfim, chegamos na "Efésios" deste cd. "Força Jovem" é a melhor faixa do disco, isso eu te garanto. Em minha opinião, essa faixa só não ficou PERFEITA totalmente, por causa daqueles gritos de guerra iniciais. Gente, pra quê aquilo? Mas deixa... A canção tem uma letra maravilhosa e um ritmo pop/rock bem explorado. Fica perceptível que o Anderson trabalhou duro para cria-la, pois os versos expressam muito bem a mensagem que ele quis passar. Top! É hit com certeza!

"Tudo é Vaidade" é mais uma acústica do CD e sem pensar, já posso dizer que é uma joia rara deste novo trabalho. Sabe a faixa "Imperfeito" do disco "Identidade"? Essa segue o mesmo estilo e tem um charme especial! No primeiro momento, quando você ouve o refrão, o "tudo é vaida a a de" soa estranho nos ouvidos e causa uma certa rejeição, mas depois de ouvi-la umas quatro vezes, a faixa ela se torna uma excelente escolha para a meditação. Vale a pena ouvir!

A faixa da família chegou e também é acústica. "Paz na Guerra" é chatinhaaaaaa! Já posso pular??? Não, temos que falar da mínima participação especial do seu filho no final... Pronto, pula!

Um grande defeito da MK é encher linguiça nos CDs. E nem o Anderson escapou! "O Dono da Seara" é o tipo de música que não faria falta se não tivesse entrado para o CD. O que salvou a faixa, sem dúvidas, foi o estilo black/soul e os backs brilhando com uma mega participação especial. Porém... Não fechou com chave de ouro.

Como um todo, o disco é excelente e você com certeza não vai ouvir apenas uma vez. Principalmente porque a "ajuda espiritual" abordada é grande e pra quem vive sofrendo tribulações é uma ótima escolha.

Musicalmente o trabalho é muito bem produzido e as canções são profundas. Vale a pena COMPRAR o CD. Mesmo que você esteja colaborando para sustentar o luxo da família Oliveira. Mas pense pelo lado musical da coisa... é um CD ótimo.

Destaque para as faixas: "Crescimento", "Relacionamento com Deus", "Força Jovem" e "Tudo é Vaidade". 

Quantas estrelas valem (de cinco)? Ah! Com certeza, 5 ESTRELAS. Embora, o disco tenha duas ou três canções chatas, a musicalidade do cantor é algo indispensável para a sobrevivência do mundo gospel. Parabéns ao Anderson e todos os envolvidos no projeto. 

10 thoughts on “ANÁLISE DE CD: "DEUS NÃO TE REJEITA" DO ANDERSON FREIRE”

  1. Adorei a analise... também concordo que O Anderson evoluiu muito Vocalmentee... Mais um grande SUCESSOOO

  2. Do CD mesmo só gostei de 4 músicas,mas ficou bem produzido,letras então nem se fala,porém,pecou no excesso de melodias melosas..A participação das crianças na penúltima música foi desnecessária e a primeira faixa é a melhor mesmo..Por isso foi eleita single.E o tão falado dueto com a Nívea não foi nada demais.Normal.Só mais um dueto.

  3. Vale lembrar que a primeira convidada para dueto em "O Sonhador" foi Daniela Araújo. Quando divulgou-se que seria Nivea Soares, a galera estranhou. Pelo visto, a Som Livre ta realmente seguindo as regras Casa Grande (Globo), proibindo seus artistas de participarem de trabalhos de outras gravadoras. Sabe-se que Fernanda Brum estará no Novo CD da Dani. Vai entender, né...

  4. Acertou em cheio na análise. Gostei!!

    Só uma correção, Sr. Blogueiro: Você disse "Sabe a faixa 'Imperfeito' do disco "Raridade"?". Essa faixa é do CD 'Identidade'.

  5. ..."eu não troco o berço da simplicidade por esse barzinho da atualidade" Não é BARZINHO, é VAZIO aushsuahsuah
    Lembrando que há um vídeo do Anderson na Lagoinha, onde ele convida o André pra cantar a música "Vaidade" com ele no próximo CD. Mais um artista da Som Livre que não participou (além da Dani Araujo).

  6. Eu já amei tanto "o dono da seara" ja chorei ouvindo. Acho uma das mais lindas do disco. No YouTube tem a história dessa música, em um congresso uma pregadora estava falando de noemi, quando anderson pegou o microfone e compôs a música na hora. Pablo Lemos

  7. Só não concordo com o que vc pensa a respeito da música ´´O DONO DA SEARA´´, pq pra mim foi uma das melhores, eu só não gostei do finalzinho dela por que assim ela começa calma e tal, mas, quando vai chegando no final ela fica agitada de resto ficou boa trambém, sucesso e mais sucesso pro anderson.

  8. Só não concordo com o que vc pensa a respeito da música ´´O DONO DA SEARA´´, pq pra mim foi uma das melhores, eu só não gostei do finalzinho dela por que assim ela começa calma e tal, mas, quando vai chegando no final ela fica agitada de resto ficou boa trambém, sucesso e mais sucesso pro anderson.

Leave a Reply

COMENTE LIVREMENTE, MAS CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA! A MODERAÇÃO ESTÁ DE OLHO!