ANÁLISE DE CD: CORAGEM - JOZYANNE


Conhecida por ser dona de uma voz "rouca" e agradável, a Jozyanne vem vivendo um dos melhores momentos de sua carreira. Depois do imenso sucesso da canção "Se eu não conseguir falar" nas igrejas e no youtube (com mais de 24 milhões de visualizações), muitos fãs se questionaram o que poderia vir depois de um momento tão "alto" na vida ministerial da Jozy. O disco "Esperança" cumpriu sua missão, conquistando seu disco de ouro e também fazendo vários singles. Mas, e agora? Será que um novo álbum consegue desbanca-lo no quesito de qualidade? 

"Coragem" é mais um disco produzido pelo irmão da cantora, Josué Lopes, só que dessa vez com um formato diferente. O "estúdio ao vivo" ou "live session" foi a técnica utilizada para a produção de cada música do novo trabalho da cantora. A produção conta com uma equipe de grandes profissionais e um back bem maduro e instruído. Ao total foram finalizadas 10 faixas, com vários compositores de renome presentes. Dentre eles, o Anderson Freire, Tony Ricardo, a dupla imbatível Gislaine e Mylena e etc. 

O álbum "Coragem" tem a mesma pegada pop pentecostal de sempre de todos os cds. Entretanto, o estilo "adoração" se sobressaiu. O disco realmente abusou com tantas canções neste estilo. Mas entendam... O "abusou" não quer dizer que ficou chato e entediante. E sim, que a novidade é que a Jozy está mais tranquila e congregacional. Percebam nos detalhes, tem muita unção.

Sobre a capa, o assunto rendeu muitas polêmicas nas redes sociais. O "povo de deus" criticou ferozmente o avermelhado de estampa afirmando que não combinou em nada com a cantora. Mas fazer o que né? Eu gostei. Achei bem diferente e exótica. Vamos às canções:

"Basta uma palavra", canção composta por Anderson Freire abre o disco de maneira excelente e sem mesmices. Mesmo não tendo uma letra tão espetacular, a simplicidade dos versos deixa um carisma para que o ouvinte tenha vontade de escutar todas as faixas do álbum. O back ficou tremendo e vale muitos replays. Um detalhe: O instrumental introdutório da faixa é simplesmente igual a da música "Set fire to the rain" da cantora Adele.

Em seguida, a maravilhosa "Impossível é viver sem fé", que sem dúvidas pode virar um dos singles do CD. No quesito "letra bem elaborada", essa é a melhor canção do "Coragem". Uma obra prima escrita pelo Anderson Freire. Sem frases prontas, sem nenhum exagero vocal. E o mais incrível: conta uma história que é super repetitiva em várias músicas do meio cristã, a mulher do fluxo de sangue e sua fé ao tocar em Jesus. Em outras palavras, essa faixa é a joia do trabalho. A Jozy cantou como nunca, explorando seu lado de adoração. Sem nenhum alvoroço, com muita tranquilidade e o resultado? Esplêndido. Vale a pena ouvir.  

Ai ai... temos mesmo que ir para a próxima??? Bem, "Flecha" é a terceira canção e é outra joia do CD. Como diria o povo pentecostal, "é foooorte jeová". Essa é a faixa mais pentecostal de todo o disco e a composição é de assinatura da dupla Gislaine e Mylena (como sempre né? rsrs). Na faixa, uma ótima alusão a nossa vida foi feita. Somos como flecha na mão do valente. E quem escuta a Jozy desde sua época na MK, irá perceber que essa faixa tem um melodia muito parecida com "Escondido em Deus", principalmente no refrão. Analisem e comparem. 

Um dos pecados do "Coragem" foi a falta de canções como esta que foi analisada acima. A Jozyanne poderia ter sido mais ponderada em suas decisões. Cair de cara nas garras do estilo "adoração" pode causar um estranhamento nos ouvintes tanto antigos como os novos. É necessário mais cautela nas mudanças, pois algumas vezes, podem ter consequências drásticas. 

Agora, voltando ao repertório... "Sangue Precioso", canção de autoria do Tony Ricardo, não é nenhuma novidade do CD, pois a alguns meses, a canção foi disponibilizada em live session pela Central Gospel Music. A faixa tem um ritmo congregacional, uma letra cristocêntrica, abordando o poder do sangue de Jesus e é bem semelhante com aqueles hinos da harpa cristã, onde são cantados nos cultos de santa ceia. A interpretação da Jozy foi ótima e o coral feito pelos back's, nem se fala: ficou ESPETACULAR! Falando um pouco mais, a faixa não é comercial. Se a Jozy estivesse na MK, nem sonhando a Dona Yvelise deixaria essa música entrar no cd rsrs.

"Quem é você" é mais uma canção lenta do disco (ZzZzZzZzZ). A letra até que é legal, mas a melodia é tão gostosa para dormir. Sendo sincero, de ontem para hoje, ao ouvir essa canção, foi um ótimo sonífero para minhas noites mal dormidas. Vale a pena para aqueles que tem constantemente crises de insônia. É top no sono!

"Nada me faltará" sai completamente do mundo pentecostal dos cds tradicionais da Jozyanne e entra numa fase "Eyshila" de "Até tocar o céu", porém em versão de estúdio. A música é uma versão em português da canção "More than enough" de Israel Houghton e sem parecer crítico demais, não combinou nadinha com a Jozy. Passa!!!

Enfim, chegamos a faixa-título. "Coragem" é uma composição da Jozyanne em parceria com o Tony Ricardo e trouxe uma letra linda, simples e falando acerca de como vencer os desafios diários. Em primeiro momento, pode ser enjoativa... Em segundo também... Mas ao ouvi-la pela terceira vez ou pela quarta, a faixa é realmente bem composta e estruturada. A música tem um charme por causa do instrumental e se destaca como uma canção de encorajamento. Amém vaso?!

A oitava faixa é a composição enviada pela Eyshila e segue na mesma linha de adoração congregacional. "Isaías 6", sem sombra de dúvidas, é um dos destaques do CD, pois além de ter uma letra belíssima, tem uma história "forte" por trás, como a própria Eyshila conta em um vídeo gravado para o canal da Jozyanne. Vale a pena escutar e adoraaaaarrrrr na igreja com esta faixa!!!

"Preciso ser curado", canção escrita pelo Adelson Freire, tem a participação especial do Eli Soares e explora um som mais acústico. Achei bem ligth, além de ser perceptível uma leve semelhança com a faixa "Meu melhor amigo" da Fernanda Brum feat. Ludmila Ferber do cd "Glória". No mais, a interpretação da Jozy e do Eli foi única. Emocionante! As vozes deixaram um brilho tremendo e com uma letra dessa, só temos a refletir sobre os problemas do cotidiano. Escutem!  

Mudando totalmente a sonoridade da música anterior, "Incomparável", autoria também do Adelson Freire, finaliza o álbum com uma balada boa de se ouvir. O ritmo eletro-pop deixou a faixa super atual e bem comercial para os jovens/adolescentes. Vale muitos replays.

Um dos diferenciais da Jozy pode ser explicado da seguinte forma: ao criar um novo trabalho sobre um determinado tema, todas as canções serão exploradas seguindo o assunto escolhido. Essa forma de conduzir os projetos é exemplar e apenas "poucos" sabem seguir dessa maneira.

No geral, é notório que a cantora está vivendo uma nova fase com o disco "Coragem". Canções congregacionais, de adoração são introduzidas com mais firmeza e com mais espaço. Isso pode acarretar em consequências boas e ruins. Vamos observar os resultados e saber o que o público vai achar.

Destaques para as faixas: "Basta uma palavra", "Impossível é viver sem fé", "Flecha" e "Isaías 6".

Quantas estrelas o produto vale (de cinco)? 4 ESTRELAS, pela produção musical, pela ótima interpretação da ungida, pelo vocal maravilhoso e pela unção "limpa" passada. Avaliando o repertório, o mesmo merece de 3 a 3,5. Não foi o melhor, mas até que saiu legalzinho. 

Vale a pena comprar? VALE SIM. A Jozyanne é aquela "artista" que não pensa na fama, nos resultados financeiros, mas sim, no alcance... Ela é única. 

7 thoughts on “ANÁLISE DE CD: CORAGEM - JOZYANNE”

  1. Um cd razoável e simples.
    Nem se compara com a época na MK, q era um pentecostal puro.
    Não comprei, baixei grátis.

  2. Otimo apontamento do blog....
    Ir direito pro estilo adoração não funciona!
    Jozyanne vendia pq tinha canções pra cantar nos conjuntos das igrejas. Sinto o teu poder, eu quero ir pra la, abra os meus olhos, herança, santo, meu milagre e ao som do teu louvor são exemplos disto .
    Esse estilo de adoração que ela adotou é ótimo pra ouvir em casa....
    Pelo fato de serem somente 10 faixas, ela deveria ter um maior cuidado com as músicas.... Umas 3 pentecostais (dentre elas, uma bem forte pra levar o cd), 5 de adoração (pra fazer os ouvintes engolirem o estilo)e duas animadinha.
    O cd é bem fraco visto os excelentes cds a ela ja lançou

  3. CD da Jozy esta vindo com coragem mesmo, ela quis inovar seu CD. As duas musicas de trabalho dela não vingaram muito nas plataformas digitais!! Impossível é viver sem fé veio com tudo!!! Live basta uma palavra veio muito fraquinha..., poderia ter feito algo mas bonito. Como Jozy é simples e humilde em tudo, desejamos que esse CD alcance 40 mil cópias vendidas #CDOuro ����

Leave a Reply

COMENTE LIVREMENTE, MAS CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA! A MODERAÇÃO ESTÁ DE OLHO!