DIANTE DO TRONO: 20 ANOS NÃO SÃO 20 DIAS!


SÃO 20 ANOS! Vinte anos de muita música, adoração, composição, ajuntamentos e espontâneos proféticos, mudanças, adaptações, muitos prêmios na música, discos de ouro, platina e diamante, muitas declarações polêmicas, muitos brados de vitória e aleluia, muita criatividade e bom gosto, idolatria extrema, fãs agoniados e desesperados por cada lançamento... Ah!!! O Diante do Trono, considerado como o maior ministério de louvor da América Latina (até uma época dessas era pelo menos!), chega aos seus 20 anos de existência, trilhando passos a pés cansados e sobrecarregados pelas mudanças naturais da vida. 

Sua líder, Ana Paula Valadão, foi uma ministra de referência nacional, por sua nova forma de cantar e adorar. Na verdade, ela não foi... Ainda continua sendo! Lembram quem introduziu a dança nas igrejas e os espontâneos no meio das canções? Sim. Você pode não lembrar, mas o Diante do Trono foi um dos primeiros a mostrar que o louvor congregacional poderia ser facilmente introduzido em qualquer tipo de denominação, até naquelas igrejas mais "pentecostais", que só entoavam faixas de "vitória, manto, labareda, benção ou fogo do espírito". 

Uma revolução na música gospel aconteceu no dia 31 de Janeiro de 1998, em Belo Horizonte-MG, mas precisamente numa igreja ainda pouco conhecida no Brasil e que, mal sabia que iria ser conhecida com uma "Meca brasileira".

A Igreja Batista da Lagoinha foi o centro das atenções durante muito tempo. A novidade da gravação de um álbum explodiu como um bomba-relógio pela região e 7.000 pessoas vieram acompanhar de perto o "tal" projeto. Quando o Pr. Márcio Valadão (pastor presidente e pai da Ana Paula) terminou sua oração para iniciar a temida gravação, a partir daquele momento, foi conhecido como o surgimento de um novo produto no mercado evangélico: Nasce o ministério de louvor Diante do Trono, que até então, não possuía este nome.

Ao lançar o CD da gravação, o estouro foi maior. Quem diria que uma igreja como a Batista da Lagoinha, que em meados dos anos 80 tinha um louvor "fraquíssimo" e "sem instrumentação", conseguiria arrancar suspiro de multidões de crentes espalhados por todo o Brasil?!!! Deus surpreende e faz o mendigo virá príncipe. Aquilo que era nada, ser grande! E foi assim que aconteceu...

Em primeiro momento, a canção "Deus de amor", composição da Ana Paula Valadão, foi a canção mais cantada nas diversas igrejas evangélicas da região de Minas Gerais por um longo tempo. Quem pertence a qualquer denominação de BH conhece esse famoso hit e sem dúvida, fez parte da história de muitas conversões. Já, as obras primas, "Manancial" e "Te Agradeço (versão)", conseguiram feitos maiores, alcançando todo o Brasil, principalmente a região sudeste, que repetiam e repetiam sem parar em suas rádios. No nordeste, "Manancial" teve seu auge nas capitais, onde por muito tempo, foi a canção-chave dos cultos de adoração e de oração das Batistas e Presbiterianas. Que tempo sincero e feliz! 

Que loucura hein? Um CD feito com apenas o propósito de arrecadar fundos para diminuir a prostituição infantil na Índia, conseguiu desbancar até cantores seculares da época. Neste mesmo ano do lançamento do primeiro disco, o Brasil chorava pela perda de dois grandes e importantes ídolos da música secular, Tim Maia e Nelson Gonçalves. Porém, enquanto uns encerram sua jornada aqui na terra, nascem outros. E outros que conseguiriam ser uma explosão tanto em voz, talento e em vendas.

Parabéns Diante do Trono! Parabéns pela estrada dos 20 anos! Vinte anos não são vinte dias como diria a própria Ana. Aguentar todas as perseguições, encrencas ministeriais, divisões, desmotivações de muitos e ainda prosseguir de pé, é muito difícil. O grupo não é o mesmo de antes. Muitos membros partiram para seus destinos individuais, porém, os louvores iniciais marcaram e continuam marcando a nossa atual geração e as próximas gerações da música evangélica.

O Gospel Amargo reconhece a grande influência desse grupo que arrebatou milhares de seguidores e só tem a desejar, mais uma vez, PARABÉNS DIANTE DO TRONO!

12 thoughts on “DIANTE DO TRONO: 20 ANOS NÃO SÃO 20 DIAS!”

  1. Mentira Viado! até o príncipe Príncipe da paz da pra ouvir inclusive o existe uma cruz é um dos melhores... Parabéns dt pelos 20 anos pra mim so foi dez!!��

  2. Parabéns pela sinceridade Gospel Amargo!! Apesar de todos os percalços, não se pode deixar de reconhecer a importância do Diante do Trono para a música cristã brasileira e para o mundo gospel.. afinal o que seria o mundo gospel sem DT...kkkk

  3. É uma pena a Ana Paula Valadão que era uma mulher tão ungida, e hoje é notório que a unção de Deus na vida dela não é mais a mesma.
    Não somente ela, a maioria perdeu a unção, elas não perceberam. Uma pena! Mas continuo achando-a muito bacana vendo pelo lado profissional.

  4. Sdds desse diante do trono.
    No 1 era muito menos a voz dela. No 2 já tava mais destacada ainda. Depois disso, vixi...
    Morreu no 11, ao menos fechou de forma grandiosa com um dos melhores trabalhos gospel de todos os tempos. O 12 e o 13 ainda dá pra escutar. Do 14 em diante é bomba atrás de bomba.
    Nunca acompanhei notícias gospel, só aqui mesmo é isso já era, seila, 2013 eu acho. Logo, as babaquices da Ana nem me atingiram, mas a moça também nunca me despertou lá Muita simpatia. Gostava mais da Nívea e das outras aleatórias tipo aquela Helena.
    Aliás, por que basicamente só foto da Ana? Seria mais interessante ter ornado com fotos da época que essa aí não era capa e sim ilustrações dos discos que tinham conceito. Sdds demais. A capa do esperança por exemplo foi uma das minhas inspirações para estudar designer.

    Torcendo pra Deus querer mudar o som do grupo de novo. Mas se não for vontade... Bom, amém também. Tem quem está gostando né? :)

    Enfim, meu top5:
    1-) A Canção do Amor
    2-) Exaltado
    3-) Esperança/Ainda Existe uma Cruz
    4-) Diante do Trono
    5-) Quero me Apaixonar

Leave a Reply

COMENTE LIVREMENTE, MAS CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA! A MODERAÇÃO ESTÁ DE OLHO!