ANÁLISE DO CD "FORTALEZA" [2013] - ANDRÉ VALADÃO


E neste ano, o André Valadão decidiu sair de seus trilhos independentes e resolveu assinar de vez com a Gravadora Som Livre (Rede Globo). O novo disco "Fortaleza" foi gravado "ao vivo" em Maio de 2013, as margens da Praia de Iracema, em Fortaleza/CE. A gravação contou com cerca de 30 mil pessoas e teve as participações especiais de Ana Paula Valadão, Thalles Roberto e Mariana Valadão.

Em relação ao conteúdo do álbum, é notório que o André Valadão decaiu muito com o tempo. A maioria das canções são bastante repetitivas, sem uma letra forte, como era na época do 'Alegria' e 'Fé', e também as versões tomaram de conta.  

O disco foi lançando neste mês (Julho) e já vendeu cerca de 50 mil cópias. Avaliando o mesmo, em relação ao disco passado do cantor (Aliança), não vi grandes diferenças/novidades, está bastante semelhante, principalmente nos ritmos explorados. Vamos conferir a análise!

1. O DOM
O início foi arrepiante com aqueles gritos do público, porém sabe as canções do polêmico Thalles Roberto? Está bastante semelhante com os ritmos do CD "Na Casa do Pai", no qual, esse tipo de "música" não se encaixa muito bem na voz do Dedé. O que podemos salvar nessa canção, é apenas o refrão que é bastante repetitivo.

2. EU VOU VENCER 
O ritmo é bastante dançante, tem uma pegada boa de pop rock e não serve, jamais, para cantar em púlpitos de igrejas tradicionais. Achei um pouco meia "baixo calão" e desnecessário aquela frase "com a pedrada na cara", porém a música gruda como um chiclete, principalmente quando chega o refrão do "eu vou vencer". A canção é boa, porém paradoxal com a história bíblica. No início ele canta que vai vencer o gigante com a pedrada na cara, ou seja, fazendo uma alusão à história de "Davi e Golias" e depois, quando vai finalizando tem um trecho que diz, "E do lado de fora pareço pequeno, mas tem um gigante que mora aqui dentro, é Jesus Cristo que ressuscitou...". Isso foi estranho? No caso quem é gigante que ele quer derrubar? Jesus ou Golias da nossa vida? Gente, só uma coisa, nada é por acaso. 

3. EU SOU DE JESUS
A música é iniciada com uma gritaria irreverente do público, enquanto o André Valadão anunciava a primeira participação especial da gravação. Foram tantos elogios ao grande artista e "ministro do Senhor" Thalles Roberto (considerado irmão, rum, estamos de olho!), que eu acho que Jesus foi um pouco esquecido nesta hora. Falando sobre a canção, tem uma letra fraquíssima, chata e a todo tempo os dois ficam gritando insuportavelmente, sem cantar nada seriamente. Thalles como sempre, não louvou nada, só gritou e como gritou... Os arranjos e o ritmo dessa faixa estão semelhantes as canções animadas do Thalleco, ou seja, nada legal de se ouvir. 

4. SALMO 23
Chataaaaa demais e com uma letra "pra lá" de clichê... A canção tem com uma roupagem e arranjos semelhante aos músicas dos anos 80/90 e não agrada em hipótese nenhuma, pois é bem repetitiva. Eu fico me perguntando: Onde está o André Valadão do tempo do CD Fé? Pra onde foi? Essa faixa é a prova do vazio que está perfurando seus CDs atuais. 

5. MERGULHAR
Espera, sério que essa faixa terá playback? Alguém arrisca a cantar isso na igreja? Essa é mais uma música chata de doer, que não tem letra, ou seja, só tem "zuada". Dedé, melhore! 

6. QUERO AGRADECER
Finalmente uma canção boa nesse CD. Quem acompanha o André desde o início da sua carreira, com certeza, vai perceber que essa faixa relembra o estilo musical do CD Alegria. A letra não é lá essas coisas todas, porém dá pra ouvir e se divertir imitando o "uhuh" do início. Essa faixa tem apenas um ponto negativo: A REPETIÇÃO! Se tivesse um solo mais profundo ficaria perfeita, mesmo assim vale a pena ouvir.

7. DESPERTA/8. ESPONTÂNEO
A primeira versão do álbum. A canção originalmente se chama "Awake my soul" e é do cantor gospel americano Chris Tomlin. Essa versão do Dedé ficou muito boa e vale muitos replays! Outra coisa, a música gruda como chiclete, posso dizer tranquilamente que é a melhor do CD.

9. COM VOCÊ/10. ESPONTÂNEO
Parece que as melhores músicas ficaram no final do CD. "Com Você" tem um refrão bem elaborado e nenhuma frase clichê, é bastante semelhante com o estilo do rock alternativo do pessoal norte-americano e está super atraente para o público jovem. A guitarra foi destaque do instrumental, assim como belíssimos arranjos. Mais uma que vale a pena ouvir e "adorar".

11. LIBERTADOR
Essa faixa era pra ser a melhor do CD, porém as repetições desnecessárias do André Valadão estragaram de uma maneira mortal. A canção mostra que inspiração, o ídolo gospel ainda pode tem, porém a organização dele está zero. Quem já ouviu a "Apologize" da banda mundana One Republic vai se lembrar, com certeza, dessa música, o ritmo é muito parecido. "Libertador" poderia ser o título deste novo disco do Dedé, alguém concorda? Pode ouvir a faixa tranquilo.

12. O QUE ELE DIZ QUE EU SOU
A décima segunda faixa do álbum tem a participação especial da Mariana Valadão, sua irmã. A canção que dois entoam é uma versão da banda norte-americana Gateway Worship. A música "All He Says I Am" é traduzida ao pé da letra como "O que ele diz que eu sou". Essa faixa tem belos arranjos, porém a versão do André não agradou muito, isto é, ficou chata demais.

13. LUGAR DE ORAÇÃO
Enfim, chegou a tão esperada participação da Ana Paula Valadão no CD Fortaleza. Quando Ana Paula diz "boa tarde Fortaleza", o público (a maioria valadete de peso) grita desesperadamente, e muitos que estava na frente do palco pareciam que iriam morrer. A canção é uma bela regravação e trás uma letra de entrega e quebrantamento do Senhor, além de ter uma melodia muito gostosa de se ouvir. Como sempre, os irmãos valadão não decepcionam na interpretação, ou seja, o dueto foi o destaque do CD.

14. PRA SEMPRE TEU
E receba com muita "unção da repetição" mais uma versão da banda Gateway Worship. Dessa vez a canção escolhida foi "Forever Yours", na qual, é título do último álbum inédito do ministério de louvor norte-americano. A tradução do André foi tão ruim, que a canção ficou chata demais e assim, dando uma enorme vontade de dormir. E só uma observação básica, o cantor erra no primeiro refrão, cantando "...meu libertador, serei pá sempre teu...".

Destaques especiais: Desperta, Com Você, Libertador, Lugar Secreto.

Avaliação do CD (0 a 5 estrelas): O álbum merece 2,5 estrelas, pois, mais uma vez, não desfrutamos de nenhuma novidade desse conhecido e idolatrado ídolo gospel. Este CD é chato igual ao Aliança, cheia de canções vazias, repetitivas e somente algumas se salvam desse clichê gospel.

Vale a pena comprar? Se quiser gastar dinheiro, pode gastar! Eu não mando no seu dinheiro, porém se você quiser ouvi-lo, passa no youtube ou baixa da internet (risos). 

35 thoughts on “ANÁLISE DO CD "FORTALEZA" [2013] - ANDRÉ VALADÃO”

  1. Não sei o que aconteceu com o AV.
    Na real desde que ele saiu da Graça Music decaiu demaaais!
    O Fé é top demais, mas o aliança e esse fortaleza não descem!
    A impressão que dá é que as canções foram feitas "no grito", somente para gravar CD novo e faturar mais!
    E falando em fatura, estou esperando a cueca Fé... Sim, pq só ta faltando isso!
    Enfim, tomara que o André volte a ser o que era.

  2. CD Fail e clichê até dizer chega! Dedé está usando formulas de seus álbuns anteriores sempre no grito,ao vivo, e letras fracas,saudades do Dé do álbum | alegria, Fé, Sobrenatural | bons tempos... espero muito que o Dedé se reinvente com uma nova pegada,porque de Fortaleza esse novo CD só tem o nome.

  3. Horrível sua avaliação, não disse nada com nada, esse cd tá perfeito, amo as músicas do André, você é um a toa que fica postando essas coisas...e outra peça a Deus sabeoria pq tá precisando muito, na música gigante ele fez uma comparação de Jesus com Golias, ou seja, Jesus mais forte, mais grande que vive em nós e quanto a golias, inimigo fraco, um lixo sua avaliação, perdi meu tempo lendo ela..

  4. QUEM É VOCÊ PRA CRITICAR ALGUÉM??? Cara vai orar e pedir a Deus sabedoria pra que Ele perdoa o que você fala, porquê até agora só falou ABOBRINHA! CANTO VOU MERGULHAR ATÉ PRA VOCÊ DORMIR, E EU CANTO NA IGREJA SIM E É DE ANIMAR, ENQUANTO O LOUVOR REFERENTE A DAVI E GOLIAS, FAÇA OUTRA ANÁLISE PQ ESSA NÃO CONDIZ COM A SUA CRITICA!

  5. Primeiro, tenha bastante cuidado em condenar as canções de qualquer cantor por que a inspiração dela é Deus.

    Segundo, cada um tem um gosto musical, eu por exemplo não gosto do cd levanta tua voz do Wilian Nascimento, mas nem por isso meto pau no cantor. Ele é um abençoado.

    Terceiro, o André é um cantor e vemos Deus usá-lo, além de ser Pastor, então respeito com o cara por que ele não deve nada a vocês. Vocês tem direito de fazer SUAS críticas pq é OPINIÃO DE VOCÊS e não um fato.

    Quarto, o cd foi lançado para adorar, e sim, está muito bonito. Concordo que tem canções que não combinaram com a voz dele, mas está abençoado e são bem empolgantes!

    Quinto, o cd está muito melhor que o Aliança. Só um idiota pra comparar essa ótima produção com o do Aliança que deixou a desejar!

    Sexto, o cd tem melodias bem criativas.

    Sétimo, se converta por que você e um monte aqui não são crentes.

  6. SO QUERIA FAZER UMA PERGUNTA. A MAIORIA DAS PESSOAS QUE ESTAO FAZENDO COMENTARIOS, QUE POR SINAL, DE EXTREMA FALTA DE RESPEITO, FALTA DE EDUCACAO, FALTA DE CRIACAO, FALTA DE TUDO, NAO TENHO NEM PALAVRAS.... MAS COM CERTEZA TODOS VOCES NAO SAO EVANGELICOS...TENHO CERTEZA! QUE VERGONHA PRO EVANGELIO. SENTA A CAJADADA DEUS, PQ A LINGUA É GRANDE

  7. PENSO QUE ESTAMOS PRECISANDO LER MAS A PALAVRA DE DEUS, EM VEZ DE CRITICAR O TRABALHO DE QUEM FOR. TODOS TEMOS PREFERENCIA, MAS Á COMENTARIOS QUE NAO TEM NECESSIDADE DE SEREM FEITOS.

  8. O DONO DESSE BLOG COM CERTEZA NAO É EVANGELICO NÉ? ESTA PIOR QUE FABIOLA REIPERT E LEO DIAS, O PROBLEMA, É QUE, É DE SE ESPERAR ESSE TIPO DE COISAS DE PESSOAS QUE NAO CONHECEM O DEUS DE ISRAEL....É DECEPCIONANTE!

  9. POR CAUSA DESSE TIPO DE GENTE QUE O EVANGELHO É MAU FALADO. POR CAUSA DESSE TIPO DE GENTE QUE PESSOAS ODEIAO OS EVANGELICOS.

  10. Sua avaliação ta com nada, deveria procura se informa mais.. não tinha apenas 30 mil pessoas e sim 100 mil, e o cd esta bastante alegre bem legal... tem cações lindas,so não gosto da canção que o Thalles participa, porque não gosto dele... mais fora isso o CD E DVD esta lindo..as imagens perfeitas.

  11. Sua avaliação ta com nada, deveria procura se informa mais.. não tinha apenas 30 mil pessoas e sim 100 mil, e o cd esta bastante alegre bem legal... tem cações lindas,so não gosto da canção que o Thalles participa, porque não gosto dele... mais fora isso o CD E DVD esta lindo..as imagens perfeitas.

  12. Graça e paz a Todos ......
    Bom Antes de Falar do seu Irmão e criticar, Falar o que está certo ou errado, ver você primeiro, você tem falado de Deus ou Pregando o Caminho da salvação que é a palavra "BIBLIA" .
    Bom Criticar é fácil fala do seu irmão é fácil, como você falou tem musicas boas e ruim , cada um tem sua opinião certo , apesar de você ficar falando do seu irmão porque vc não falar de Jesus que ele cura salva e libertar. tem uma canção Libertador desse DVD e CD Fortaleza que curou a minha casa Libertou a nossa vida e salvou minha casa do inimigo, ainda vc vai ficar falando essas barbaridade, vai fazer alguma coisa porque a biblia diz que" MENTE VAZIA E OFICINA PRO DIABO" então vai fazer algum que edifica sua vida abençoado ..
    Pode ter hinos bom e ruim, mas muitas pessoas aceita a jesus como seu salvador
    e isso não tem nada que pague

    Só pra relembra esse DVD e CD Ficou muito Bommmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  13. Orar, Jejuar e Pregar o evangelho ninguém quer não né ??
    muito mais fácil ficar aqui metendo o pau em quem tá fazendo alguma coisa pra salvar essa porcaria de mundo doente ... fala sério veih ..
    vão pra Igreja .. vão ler a Bíblia ..

Leave a Reply

COMENTE LIVREMENTE, MAS CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA! A MODERAÇÃO ESTÁ DE OLHO!