Polêmica: OAB afirma que pastor Lucinho pode ser enquadrado por apologia à violência

Dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo comentaram recentemente o polêmico vídeo em que o pastor Lucinho Barreto, líder da Mocidade da Igreja Batista da Lagoinha (IBL) em Belo Horizonte, afirma que policial em serviço deve dar “muito tiro” em bandido. Para os representantes da OAB, o pastor pode ser enquadrado no crime de apologia à violência, previsto no Código Penal Brasileiro.

O vídeo é um trecho do programa “Nunca é Tarde”, apresentado pelo pastor na Rede Super de Televisão, em que ele foi questionado se seria pecado um policial matar alguém em legítima defesa quando em serviço.

- Tem gente que precisa tomar tiro. Então chegou o momento, tenho que usar um revólver não tem jeito…’ Irmão, pega o revólver, não dá pouco tiro não, dá muito tiro. Dá muito tiro, entendeu? Descarrega. Quando acabar de dar tiro, joga o revólver no cara. Joga o que tiver. A arma do Rambo… Sapeca tiro no povo! Por quê? Porque tem gente que precisa tomar tiro – respondeu o pastor.

- É faca na caveira mesmo. E vamos arrepiar o cabelo do sovaco deste povo, porque temos filhos. E a gente tá pondo filho neste mundo é pra quê? Pro bandido vir… Não, senhor – completa Lucinho.

Arles Gonçalves Júnior, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB em São Paulo afirma que a conduta do pastor “pode ser enquadrada em apologia ou incitação à violência ou à prática de crime (homicídio), delitos capitulados nos artigos 286 e 287 do Código Penal Brasileiro”. A pena prevista para tais crime é de 6 meses de detenção, ou pagamento de multa.

De acordo como jornalista Joaquim de Carvalho, do site Diário do Centro do Mundo, a presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB São Paulo, Damaris Dias Moura Kuo, também assistiu ao vídeo e classificou a fala do pastor como um “excesso inaceitável”. De acordo com ela, o pastor da IBL não se limitou a dar uma orientação bíblica, “como parece ter sido a pretensão da pessoa que fez a pergunta. Ele fez um discurso indutivo, estimulante. No mínimo, imprudente”.

- Nenhum cidadão, religioso ou laico, pode se utilizar levianamente da prerrogativa de apresentador de uma concessão pública como a televisão, para veicular qualquer mensagem que incite a violência – completou Damaris Kuo.

Notícia retirada do "site ecumênico" Gospel Mais.

15 thoughts on “Polêmica: OAB afirma que pastor Lucinho pode ser enquadrado por apologia à violência”

  1. Ele,como "pastor" que diz que é,deveria ter usado outras palavras para expressar sua opinião,pois ele sabe muito bem que tudo o que um evangélico ou quem assim se nomeia disser,vira logo polêmica.Mas concordo com ele quanto ao ponto que policial tem que atirar em bandido,porque os últimos não tem dó de ninguém,então pq a população e quem cuida da segurança dela tem que ter??

  2. Esse pastor fala muita besteira. Essa não foi a primeira vez. Mas também não dá pra negar que a OAB, assim como outras entidades, estão todas arraigadas por ideologias esquerdistas, e cheio de militantes políticos por trás disso tudo, buscando seus interesses. Começou com a psicologa Marisa Lobo sendo perseguida pelo CFP, depois a OAB pedindo a cassação de Feliciano, agora esse Pastor Lucinho, e logo serão outros evangélicos. Não concordo com boa parte das ideias dessas pessoas que eu citei, mas a perseguição aos evangélicos está clara. Cada vez mais a opinião está virando crime.

  3. Queridos evangélicos (para um tanto):
    Isso é de tanto vocês se colocarem acima da humanidade comum, se acharem os escolhidos e só vocês irão para o céu e dizer que quem não for da igreja de vocês vão para o inferno que está dando nisso...
    Esses pastores ficam aí, se achando os donos da verdade, enchendo a boca para falar "verdades" "verdadeiras"...
    Pode ser um pouco de perseguição da OAB, mas não é só isso não!!!!!
    A Sociedade já está saturada dos clichês bíblicos vindo de pessoas que a maioria não são exemplos de cristão.... FANATISMO PURO de vocês!!!!!
    Vocês fazem jus a fama de alienados, bitolados, a ponto de cantora gospel (bem famosa) não saber o que é monarquia!!!!!
    O que evangélico fala virar polêmica nada mais é que reflexo do fanatismo, safadeza de muitos que há muito tempo só falta fazer as pessoas engolir goela abaixo a bíblia.
    Foram vocês mesmos que criaram essa "perseguição" em torno de vocês.

  4. ANONIMO ACIMA NEM TODOS QUE DIZEM JESUS JESUS VÃO ENTRA NO CÉU.
    GENTE ESTE HOMEM TEM A POUCA VERGONHA DE SE PRONUNCIAR PASTOR ELE É UM FALSO PROFETA QUE ISSO GENTE OS CRENTES EM CRISTO ENSINANDO A MATAR O QUE ACONTECEU COM O ENSINAMENTO DE CRISTO QUE DIZ SE ROUBAREM A TUA CAPA DE AO LADRÃO A TUA TÚNICA OU JESUS FALOU SE TE ROUBAREM DE UM MONTE DE TIROS NO LADRÃO QUE POLEMICO ESTE PASTOR,PASTOR NÃO MERCENÁRIO ; AI TEM GENTE QUE VAI FALAR NADA VER O QUE VC TA FALANDO A NOTICIA TRATA-SE DI UMA PESSOA QUE SEJA POLICIAL POIS É IMAGINA SE ELE FOSSE ELE IA SAIR DANDO TIRO ATÉ EM QUEM NÃO DAVE QUE ISSO CADE A JUSTIÇA SOU CRISTÃO E NÃO ACEITO FIRULAS NO EVANGELHO FALHAS É UMA COISA ENSINAR OS OUTROS A MATAREM É ESCÂNDALO

  5. Uma coisa é expor uma opinião própria, outra coisa é expor o que a bíblia diz a respeito. Lucinho foi infeliz no seu comentário.

  6. Como pastor, essa opinião dele está errada. Ele não deveria falar isso, não é isso que a bíblia ensina. Mas como cidadão, ele tem o direito de expressar a sua opinião. A constituição garante liberdade de expressão a todos, até pra falar merda. Isso e perseguição da OAB sim. A censura no Brasil está cada vez pior.

  7. VERDADE MESMO COMO É QUE AS PESSOAS FAZEM MUITOS FANK PIORES QUE ISSO E VIRAM CELEBRIDADE É PERSEGUIÇÃO SIM

  8. O Anonimo do dia 22 disse td. Vcs mesmos criam essas "perseguições" por se acharem acima do bem e do mal, e por serem tão idiotas.
    Eu tb acho que o policial tem que pegar o bandido e acabar com ele, mas eu sei aonde falo isso e pra quem falo. Não tenho um bando de meninos comendo td o que eu falo...
    Pergunta: quem é a cantora q não sabe o que é Monarquia ????

  9. As pessoas de mente muuuuuuuuuito pequena interpretam "liberdade de expressão" como o direito de falar toda e qualquer asneira sem que o autor seja responsabilizado pelo lixo que produz !!!! Sério isso....
    Vamos estudar pessoal !!! É mole fazer idiotices e dizer que é perseguição, que é o diabo !!! Vamos crescer e assumir as ações !!!!!

Leave a Reply

COMENTE LIVREMENTE, MAS CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA! A MODERAÇÃO ESTÁ DE OLHO!