Análise "Da Eternidade": Um CD totalmente "ao vivo"

A Fernanda Brum está passando por grandes mudanças em sua vida ministerial. Como a própria afirmou numa entrevista concedida na MK, o coração dela não pode se voltar ao passado, mas sempre está ligado no futuro (o tal de "terceiro céu"). A "profetiza" das nações lançou recentemente o seu novo trabalho "Da Eternidade" e claro, o estilo está bem mais pop adoração junto com suas tacadas "ao vivo" (algumas desastrosas). 

Mesmo não obtendo um resultado vocal superior aos seus trabalhos anteriores (exemplo: Liberta-me, Glória e etc.), "Da Eternidade" marca uma era cristocêntricas em suas composições, e dessa vez, sem aquela velha "dor de cabeça" para conseguir entender as composições. Tudo está muito traduzido e direto. 

Mesmo não tendo também, o sentido completo de excelência musical que o último cd teve, "Da Eternidade" vem com uma identidade nova e própria. A capa e o encarte do álbum está espetacular. Parabéns mais uma vez para a equipe da Quartel. 

Como todo bom evangélico (e crente do reteté) já gosta, canções fortes e de impacto permeiam esse novo trabalho. A presença de grandes compositores estão em praticamente todas as composições. Além é claro de figurinhas como Anderson Freire e Junior Maciel & Josias Teixeira. O mais estranho foi o saudoso Livingston Farias não ter aparecido com nenhuma letra... Realmente, eles mudaram... Só falta agora o Emerson deixar de produzir o cds da esposa. Rsrsrs... Brincandeira (só que não).

O álbum iniciou muito bem. "Efésios", um dos cargos chefes do cd e uma composição do Kleber Lucas é uma boa canção, além de ser bem envolvente para lutar em oração com os irmãos perseguidos. A volta de Jesus é bem exposta no refrão e a letra está facilmente assimilável.

"Som do meu amado" é da Davi de Moura (Davi de quem???) e a faixa continua com ar sobre a vinda de Jesus. Dá até pra relembrar a canção "Da-me filhos" por causa da sequência. Boa!

Mas sem dúvida, "Da eternidade" foi uma excelente escolha para o título do cd. A música é forte e ímpar. Na última parte em que a Fernanda canta o refrão, a mesma quase "rasga" sua garganta com o grito do "ouwwww". Mesmo assim, ficou ótima e deve ser single. Com certeza!

"Troféu" roubou a cena de "Da Eternidade". E mesmo sendo um estilo meio "pentecostal tranquila", acabou agrandando mais o público do que o sofisticado título. De acordo a Fê, a composição foi entregue pelo Anderson no dia de sua participação especial no programa da Fátima Bernardes da Rede Globo. Ryca não?!

"Suas digitais", escolhida como single do cd, é mais uma bela composição do Anderson Freire. A letra trás abertamente um ar calvinista-reformado, na qual, agradou muitos críticos da música gospel brasileira e até mesmo teólogos. Show! 

"Minha oferta" é aquela canção com uma participação de "artistas anônimos" (será que existe esse termo? risos) ou nunca lembrados no meio musical. André Leonno, recém convertido, foi aquele que abrilhantou a música de Junior Maciel & Josias Teixeira. Ele simplesmente deixou a Brum de queixo caído em várias partes da canção com sua delicada afinação e agudos.

Voltando ao assunto dos gritos ou afinação... é perceptível que isso foi um quesito que pecou bastante nesse trabalho. A cantora parecia tão preocupada em impostar a voz de forma encorpada que acabou dando umas escorregadelas. Exemplo disso é a outra faixa escrita por JM & JT, "Deus está me construindo". Não se sabe se foi coisa do produtor, que pouco utilizou o recurso do protools pra dar mais charme ou foi o seu exagero nos efeitos, ou também sei lá o que... Mas temos sim por alguns momentos a sensação de que estamos ouvindo uma Aline Barros gritando (alinetes me matando...). O back nem se fala. Como sempre carregando a artista nas costas.

"Santo" e a "Ministração" são agradáveis, embora sabendo que tudo foi cortado do dia pra economizar. Boas para cantarolar mais uma vez, depois de mil e uma versões já escritas. Trazem um clima meio saudosista.

"O que tua glória fez comigo" é uma regravação e pertence ao Ministério Voz de Muitas Águas. Sem dúvidas uma canção que relembra a fase de "Apenas um toque" e "Quebrantado Coração". Boa escolha para o repertório. Com tudo, a música arrasta bastante no momento do "saaaaaaaaanto" ou "hoooooooly". Deixou a desejar e imitou muito o "muído cantante" da Ana Paula Valadão. Você escuta a música com a sensação que não haverá fim. Aff!!!

Enfim, chegamos a primeira versão do álbum. A décima primeira faixa do disco, "Pai dos órfãos" é uma versão do cantor americano Jason Upton, "Father Of The Fatherless". A tradução ficou espetacular e com toda certeza, é uma das melhores do cd "Da Eternidade". A Fernanda se jogou, interpretou e ministrou muito bem. "Unção dobrada" diria os fãs.

Ok. Agora sim uma canção sem graça. Ou apenas, dirá ao coração daqueles que estiverem abertos a esta mensagem. Não que não estivéssemos. Mas essa você pode pular que nem vai doer. "Em tua presença" também é uma versão do Jason Upton.

É interessante notar que Fernanda Brum compõe canções tão alegres... para os outros. Pra ela é sempre aquele repertório dramático-profético. Mas enfim. “Alguém vai me ouvir” é uma ótima canção que também leva quem ouve adorar e interceder pelas nações. As palmas ficaram muito legais no início. Basicamente esta era a canção mais esperada desse cd. E realmente surpreendeu.

“Faz Brilhar/Brilha Jesus” encerra o álbum novinho e também é interessante. Só.

E mesmo tendo alguns fatores contra a qualidade musical, o cd saiu ótimo. Um bom produto que mostra que não é necessário ser simpática ou cantar muito pra chegar lá. Basta ter uma "unção profética" e muitos fãs idólatras para ajudar em oração e jejum.

5 ESTRELAS pra esse trabalho que surpreendeu! Parabéns, ainda sim, ao produtor e a todos os envolvidos. Ta vendo Fernanda e fãs? Nem sempre falamos mal.

Vale a pena comprar? VALE

19 thoughts on “Análise "Da Eternidade": Um CD totalmente "ao vivo"”

  1. Análise tá perfeita mas... "e muitos fãs idólatras para ajudar em oração e jejum"??? Acho isso desnecessários nos posts! E "Santo" foi a primeira versão do CD e não Pai dos órfãos.

  2. Péssimo cd, os arranjos fraquíssimos,acho que a cada dia que passa Emerson Pinheiro se supera na tentativa de afundar a carreira da Fernanda. Uma cantora com o potencial dela precisa URGENTE de um produtor À sua altura e não um arranjador tirado a sabichão. Uma ou outra música se salva, mas ela merecia produção musical melhor....

  3. Ao contrario dessa análise, a musica "Em Tua Presença" é uma das minhas canções preferidas desse cd, depois de "Pai dos Orfãos" e "Efésios" é claro. A primeira vez que ouvi o cd não gostei tanto, mas hoje posso dizer que esse cd esta espetacular... Depois dos cds "Apenas um Toque" e "Profetizando as nações" eu acredito que #DaEternidade é o terceiro melhor cd da Fernanda Brum. #SuperRecomendo #ParabénsPelaAnálise
    @eloipires7

  4. Vc poderia fazer uma proposta para ela, já que pode ser melhor.
    Acho engraçado, que os críticos não conseguem fazer melhor, só sabem dar a merda da opinião, atitude que é bom...

  5. Muito bonito!Soube falar dos pontos altos e baixos do cd,principalmente pelo fato desse blog sempre criticar os cantores que gravam ao vivo e falar que é ao vivo no estúdio!esse album é ao vivo do inicio ao fim

  6. Um dos melhores trabalhos dela,onde as falhas não ficaram ocultas,ao contrário de uma cantoras por aí que nem em estúdio sabem cantar!Kkkkk..Brum,a melhor!!

  7. Cd mal produzido e não faço uma proposta pra ela para ensinar como é que se faz para não tirar do Emerson a única fonte de renda dele e não estremecer o casamento deles. Aliás coitada da Fernanda, fica numa sinuca de bico se contratar um PRODUTOR musical à sua altura corre o risco de acabar o casamento, e se continuar com esse arranjador medíocre corre o risco de afundar sua carreira. QUE SINA MEU DEUS!

  8. As cantoras que nem em um estúdio sabem cantar com certeza não vendem cd's, agora algumas outras em respeito ao seu público tem a dignidade de melhorar em estúdio a qualidade de seu trabalho. Uma pena que não vemos esse mesmo respeito em todos os que se dizem profissionais.

  9. Juro que em nome dos velhos tempos tentei ouvir este novo álbum da Fernanda, confesso que estava esperando algo bem meloso e chulezento, porém, acabei mordendo a língua, apesar de não gostar muito, achei o álbum muito bem feito, com letras impactantes, claro que teve as musica enche linguiça, mas não da pra fazer nada 100% né, este álbum eu até compraria de boa se não tivesse nada de melhor na loja.

  10. Foi vc mesmo que analisou ? Nunca vi elogiar tanto um álbum.
    Parabéns pra vc ... estava num dia ótimo hein?

  11. Desculpa,mais esse cd nao tem nd de pentecostal nao!!!detestei esse album,pior da carreira dela!se isso e pentecostal,nem sei oq e cassiane,andrea fontes,elaine de jesus....

  12. Calma bi, talvez vc não estava nos seus melhores dias quando ouviu, rs. O importante é que ela canta o nome de Jesus e isso é o que vale. Bjinho

  13. Cd chinfrim como todos os trabalhos recentes do Emerson. A voz sofrível, arranjos fracos,as como qualquer bosta que a Fernanda oferecer seus "idolatras"vão comprar pelo menos por enquanto o emprego do Emerson está garantido....

Leave a Reply

COMENTE LIVREMENTE, MAS CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA! A MODERAÇÃO ESTÁ DE OLHO!