ANÁLISE DE CD: ALINE BARROS - ACENDA A SUA LUZ


Depois de tantos pedidos e cansativos recados na caixa de entrada da página no facebook do Gospel Amargo, enfim, chegou o dia da análise do "novo" álbum da Aline Barros, "Acenda sua a Luz". Quero avisar de antemão aos idólatras de plantão que, não percam seu tempo me criticando pela a opinião lançada, até porque o blog é para isso... FALAR A VERDADE NUA E CRUA! Então, prossigamos né no alvo né amados?! rsrs 

A Aline, sem dúvidas, é a artista mais famosa e lembrada do segmento gospel (também mais rica, só pra lembrar). E por muitas vezes, essa característica positiva de sua fama, somente faz com que a cantora seja mais cobrada pelos seus "admiradores" e também pelos críticos da música em geral. Seus cd's são sempre bastante aguardados e quando a cantora entra em produção de qualquer obra, a sua gravadora MK Music, já faz aquele "velho" e conhecido alarde nos sites de informações.

Seu último lançamento inédito, antes do "Acenda a sua Luz", foi o disco "Graça", no qual, não foi bem aceito pelo público e se tornou alvo de muitas críticas na época. Mas também né gente?! O "Extraordinário Amor de Deus" foi um trabalho de extrema qualidade e super divulgado. Superar o sucesso deste álbum até hoje é bem difícil. E uma curiosidade: O CD ultrapassou a marca das 550 mil cópias. Números realmente surpreendentes!

No entanto, o foco de hoje é o no "Acenda a sua luz". Um álbum que teve como produtor musical o famosíssimo produtor e arranjador Ruben di Souza. O mesmo do álbum "Graça". Um ponto a destacar é a presença de muitas faixas de pop/rock, onde algumas deram um clima bem enjoado ao projeto.

Quanto as fotos e a arte do cd, a MK tentou trazer a Aline no melhor estilo "Whitney Houston" em sua juventude e florescer da beleza... Simplesmente maravilhosa, do jeito que os "intercessores" dela adoooooram! rsrsrs

Agora, partindo para as sequências das faixas, o álbum do Pr Luc... Ops, da Aline Barros, se inicia com o single mais famoso do trabalho, "Depois da Cruz". Uma faixa de autoria do Pr. Lucas e Josué Godoi, que sinceramente, se tornou amada pelo público em poucos dias. 

Fazendo diferente dos cds passados, a Aline resolveu começar com uma canção de entrega e adoração. Coisa bem rara de se ver! Já que nas produções passadas, sempre era uma faixa no ritmo de balada ou um pop/rock animado. Pelo menos houve uma inovação... 

"Igual a Ti não há", composição do Delino Marçal, é aquela faixa que a gente houve 30 segundos e já passa para a próxima. Mesmo tendo uma boa produção em seu instrumental, a faixa é muito repetitiva e com uma letra clichê. Até agora eu me pergunto: Como essa faixa ganhou um music session? Incrível essa escolha! Em outras palavras, ela só serve pra "bater palma" mesmo, se por um acaso for introduzida dentro de um repertório de um ministério de louvor. Passa!

A terceira faixa se chama "Corre" e tem uma pegada "Revolução" do álbum passado. A canção é animada e o ritmo pop se encaixou perfeitamente com a letra. Além disso, a mesma fala sobre anunciar o evangelho de forma rápida, pois o tempo é curto e também sobre o ato de "acendermos a luz" onde existem trevas. Tem uma letra legal e com certeza, é ótima para os congressos de jovens e adolescentes das igrejas mais liberais (aqueles que permitem dança). A composição é uma parceria da cantora com o Pr. Lucas. Boa!

Chegamos numa faixa que causa uma certa dúvida ao ouvi-la: Será que a Aline cantaria com a mesma potência vocal elaborada em estúdio? Nessa hora eu viro um "Tomé". Só vendo para crer. "Tua presença é o céu pra mim" é mais uma parceria entre a Aline e Pr. Lucas, onde trás uma letra de pura adoração e muita gente até pensou que era versão, pelo fato da faixar ser tão boa. A canção é o segundo single lançado e parece que "caiu" no gosto do público. Vale muitos replays. 

Em seguida, temos "Grande e Simples", sendo a quarta canção que o Pr. Lucas está como função de compositor do cd. Só que dessa vez, a parceria foi com o Samuel Silva. Abrindo o coração, não encontrei nada de novo na faixa e pelo ritmo, só deu pra ouvir apenas uma vez... Passa logo em nome de Jesus!

E lá vem outra canção do Pr. Lucas com Josué Godoi no cd... "Paulo e Silas", sem pensar demais, salvou o álbum de um desastre em seu repertório. A canção fala sobre a conhecida cena dos apóstolos Paulo e Silas acorrentados numa prisão e de repente, como fala a nossa "miss simpatia" Eyshila, os alicerces das prisões foram abalados (por um terremoto divino)!!! Aleluia!!! Sentiu a unção aí varão? (rsrsrs). É, não tem a mesma letra de "terremoto", mas tem uma melodia super envolvente. Com certeza, essa é a preciosidade do CD, tanto em interpretação vocal da cantora como em produção musical. Nossa, já ia esquecendo: o backing arrasou e foi isso que deu um brilho a mais na faixa! Parabéns aos envolvidos!

"Encontro Perfeito" é aquela faixa que você consegue adivinhar a letra antes de ser cantada, por ser tão simples e com diversas frases prontas. Mas, mesmo assim... a canção tem uma melodia lindíssima e pode sim, se tornar um um single facilmente. Os autores da letra é a Aline em parceria com o Marcelo Manhãs. A interpretação está esplêndida e bem americanizada! Vale a pena ouvir com mais atenção. 

"Ensina-me a contar" é mais uma enche-linguiça do disco. Porém... há uma salvação para ela! Se fosse cantada "ao vivo", sem dúvidas, a canção ficaria mais interessante e com mais unção... Mas não deu né? Passando...

Depois da tempestade vem bonança. Isso aconteceu realmente no cd. "Andar sobre as águas" é a joia rara do "Acenda a sua luz". Sabe aquela música que você até se esquece de ouvir o resto do álbum e aperta o replay? Pois é. Claro que você tem que prestar atenção na letra, porque o que eu mais vejo entre os fãs dessas cantoras, é gente que somente leva em consideração um ritmo do que uma letra... Além do mais, é difícil dar um passo de fé e andar sobre as águas né?! A composição é uma parceria da Aline Barros com os compositores Marcos Rodrigues e Ed Oliver. Simplesmente uma obra prima!

Saindo de uma nota 10 para 0, vem a décima faixa do cd com o título de "Mergulhar" e a décima primeira faixa, chamada de "Valente". As duas canções são de autoria de... adivinha? Pr Lucas e Aline Barros e estão inseridas no ritmo pop rock com muitas guitarras. Porém, toda essa animação gospel não trouxe nenhuma novidade estrondante. É mais pra dançar do que pra refletir. São do chão igrejaaaa!!!

"A fé em Ti", composição de Marcos Rodrigues, dá continuidade aquele clima de entrega a Deus. A música tem um estilo adoração congregacional, além de trazer vários exemplos de histórias bíblicas de grandes homens e mulheres que tiveram uma fé inabalável. O coral do backing dar um charme a faixa!

Finalizando com mais uma composição do compositor Marcos Rodrigues, "Outro não há", faz parte da ala "sai do chão" e fala sobre o grande amor e humildade de Jesus ao deixar sua glória no céu para nos salvar. A canção é boa e é uma daquelas que você se pega cantando do nada. Fim!

Amém né? Já não estava mais aguentando falar sobre esse disco que, com toda certeza, não conseguiu superar o álbum passado, "Graça". A produção foi de primeira, o backing ficou impecável, a voz da Aline com muita potência, mas o repertório... Só Jesus na causa. Onde estava a Dona Yvelise para opinar acerca desse desastre? É basicamente nessas horas que fica perceptível que a Aline está tão poderosa dentro da MK, que ninguém comenta nada, com medo de magoa-la e ela romper o contrato (bem dramático né?).  

O álbum também apresentou canções do estilo pop/rock com uma pobreza de conteúdo. Apenas uma faixa estava legal e com uma letra firme. O resto, pode deletar que não faz falta. Agora, no quesito de "adoração", o trabalho trouxe canções excelentes, só que pecando nos detalhes, por exemplo: O Pr. Lucas foi muito utilizado como autor ou co-autor das canções. Acho que esse é maior erro de alguns que insiste em gravar um monte de músicas de um mesmo compositor. Ele arrebentou em diversas músicas, as letras são lindíssimas, mas isso se torna chato e enfadonho. 

Geralmente quando o compositor está em alta na MK é assim. Depois que o povo enjoa, ninguém mais grava e o "cara" some do mercado. Afinal, o que fazer com o bagaço da laranja que já rendeu tanto suco? Isso seria uma cegueira espiritual? Porque tem uma diva aí que lançou um CD meteórico no passado (rsrsrs), cheio de composições iguais, de um mesmo “vaso”. Agora, tem outra aí que está prestes a lançar um álbum desse tipo com 6 ou 7 canções de um mesmo compositor. Enfim crianças, vocês entenderam a nossa análise...

Destaque para as faixas: "Depois da cruz", "Tua presença é o céu pra mim", "Paulo e Silas", "Encontro perfeito" e "Andar sobre as águas".

Quantas estrelas o produto vale (de 0 a 5): 3 estrelas para um álbum que tem boa produção, mas com um repertório fraco e sem novidades...

Vale a pena comprar? BAIXE, sai mais em conta. Principalmente se você gostar de um repertório com várias músicas animadas e de adoração extravagante.

15 thoughts on “ANÁLISE DE CD: ALINE BARROS - ACENDA A SUA LUZ”

  1. faltou musicas do anderson freire para mesclar o cd sempre pra aline as musicas ele capricha mais

  2. Eu particularmente não curti muito ouvi 2 vezes e bastou pra mim ficou muito gritado e realmente muito pop rock.

  3. Então,se a idéia da ALINE foi fazer algo diferente,então ela conseguiu
    Esse timbre da caixa da bateria acho horrível
    Mas infelizmente é o que tem de mais moderno no mercado e ela não pode ficar de fora.
    Falando do CD, o Extraordinário amor de Deus não tem como repetir a mesma essência.
    Mas esse aí da pra ouvir.

  4. Esse cd eu gostei bastante. Sonoramente ele é bem redondo, não havendo problemas de algumas faixas parecerem pertencer a outro repertório. Particularmente ouço muito mais esse pela levez e simplicidade que o "Graça", que de certa forma veio muito pomposo e derrapou um pouco.Trouxe uma sonoridade boa pra Aline, bem americanizada, mas enjoou com os "oooos".
    Voltando ao Acenda Sua Luz, o projeto gráfico eu achei bem mais do mesmo, sem ousadia nenhum por parte da MK. Dava pra fazer algo bem mais simples, mas mais marcante. As fotos feitas poderiam ter servido para qualquer ensaio avulso da Aline. As fontes estão sem destaque algum, mais uma vez erraram a mão.
    Indo para as faixas, de início eu achei tudo numa simplicidade que alertava para um fim de contrato, pois não teve arranjos tão fortes quanto os outros trabalhos da Aline, mas foi questão de entender que dessa vez ela fez um CD mais congregacional (sem abrir mão do estilo pop que é a marca da Aline Barros) e menos pop a ponto de ser tocado em rádios seculares.
    Pela simplicidade sonora que este álbum apresenta, senti uma vibe da Aline em sua época antes de entrar na MK.
    Na análise sobre as músicas eu concordo, mas vou defender algumas que eu acho que foram "injustiçadas" hahaha.
    "Ensina-me A Contar" eu não achei enche-linguiça, a música é linda e a energia dela também é muito boa. Concordo que se fosse ao vivo ela seria muuuuito melhor. Convenhamos que aquela intro da Aline Barros causa um estranhamento gigantesco, justamente por não ter a participação da igreja.
    Igual A Ti Não Há eu acho a letra maios ou menos, salvando apenas a musicalidade dela. Essa é outra que se encaixaria perfeitamente para um clipe, uma vez que ao vivo ela tem contornos mais interessantes.
    Na minha opinião é 4 estrelas e um CD ótimo para ouvir e louvar na igreja.

    Ah, to ansioso para ver sua análise do "Incomparável" da Bruna Karla.

  5. Esse já é o 3º melhor CD da Aline Barros!

    Atualizando a lista, fica assim:

    1º-Caminho De Milagres
    2º-Graça
    3º-Acenda A Sua Luz
    4º-Extraordinário Amor De Deus
    5º-Som De Adoradores
    6º-Sem Limites (2ª Edição)
    7º-O Poder Do Teu Amor
    8º-Voz Do Coração
    9º-Fruto De Amor

    O que eu mais amei nesse novo CD foi o fato de quase todas as músicas serem muito congregacionais! O que eu mais odiei? O fato de ser 100% estúdio! O que tornava os CDs da Aline tão impactantes à primeira vista foi o fato de serem ao vivos ou captados ao vivos. O Acenda A Sua Luz está lindo, mas seria muito melhor ao vivo ou captado ao vivo. E também faria muito mais sucesso, não tenho dúvidas disso. Mas enfim, agora é tarde. No entanto, esse CD conseguiu a maestria de ter todas as músicas bonitas, assim como O Poder Do Teu Amor e Extraordinário Amor De Deus conseguiram. Ou outros CDs da Aline sempre têm, pelo menos, uma música feia.

    Quero falar um pouco sobre cada música também!

    01-Depois Da Cruz: É uma música bonita, com uma mensagem linda, mas indigna de ser single. Essa canção não está nem entre as 7 melhores músicas do CD! Péssima escolha para single. Aline cometeu o mesmo erro do disco anterior, onde escolheu Casa Do Pai como single, sendo que tinha muita música melhor. Nesse novo disco, o single deveria ter sido Encontro Perfeito ou Andar Sobre As Águas!

    02-Igual A Ti Não Há: É uma canção boa, bem animada e dançante. Mas é a pior música do CD. Ou melhor dizendo, a menos bonita! Pois esse CD não tem uma música que possamos chamar de feia.

    03-Corre: Estamos diante da 2ª melhor música animada do disco. Tudo na canção é excelente, letra, melodia, arranjos, enfim. Ela é tão boa quanto Revolução.

    04-Tua Presença É O Céu Pra Mim: Uma das lindas do álbum. Aliás, da faixa 04 até a faixa 09 é só musicão um atrás do outro. Essa faixa também é uma das mais fortes do CD. Merece bastante divulgação.

    05-Grande E Simples: Sabe aquela música que é linda, mas ao mesmo tempo tão desvalorizada pelo público? Então, eu já percebi que em todo CD da Aline tem pelo menos uma ou duas canções assim. No álbum Graça, foram O Poder Da Cruz e Santo. No Extraordinário Amor De Deus, foram Adoração Sem Limites e Rei Da Glória. Músicas lindas, mas tão desvalorizadas. E agora é a vez de Grande E Simples. Quando foi lançado Graça, eu sempre me perguntava como as pessoas conseguiam não dar valor à uma canção tão linda como Santo, que bota Casa Do Pai no chinelo. E agora, me pergunto o mesmo sobre Grande E Simples. Uma canção linda, com uma melodia linda, com uma mensagem linda, com uma produção linda, é tão mal falada nas análises desse CD. Fazer o que, né? -.-

    06-Paulo E Silas: Outra música de destaque no CD, e vejam só, ela tem uma pegada pentecostal! O.o Nunca imaginei ver Aline gravar pentecostal. Detalhe: Quando eu ouvi esse CD pela primeira vez, essa foi a única canção que eu dei replay antes de passar para a próxima! QUE UNÇÃO! QUE MENSAGEM QUE ESSA MÚSICA PASSA! Uma das coisas que eu mais elogio na Aline é o fato dos seus discos focarem mais na adoração a Deus! Claro, estou falando em questão de letra. Porque vou te contar, hein? Tem CD que a gente ouve em que a maioria das músicas só sabem falar de milagre, vitória, prosperidade, exaltação humana, etc. Claro que Aline também grava canções sobre esses temas, mas ela sempre mantém a adoração a Deus como o foco dos seus discos. E, claro, esse não poderia ser diferente! Paulo E Silas resume bem esse disco, um álbum sobre adoração a Deus!

  6. 07-Encontro Perfeito: Essa é a 2ª melhor música do CD. Me lembrou muito as canções do CD Som De Adoradores. Uma música que foca no encontro do Criador com sua obra, da vida com seu Autor, no momento em que o buscamos, o desejamos, o reconhecemos, nos rendemos, nos prostramos, o adoramos! Essa canção, sim, deveria ser single. Ou então Andar Sobre As Águas!

    08-Ensina-Me A Contar: Outra música de destaque no CD. Apesar daquele "dá vontade de gritaaaaar" bem estranho no começo, a música é bem impactante. Principalmente na 2ª estrofe, que é o momento mais forte da canção. Boa música.

    09-Andar Sobre As Águas: Para tudo! Por que, diabos, a Aline não escolheu essa canção como single? Meu Deus, gente! Essa música é perfeita, a melhor do CD, sem dúvidas! Tudo nela encaixou perfeitamente. Um ritmo super congregacional, uma mensagem ARREBATADORA, uma produção leve, mas inspiradora. Que música linda, perfeita! Que tudo! E tipo, o título dela é bem clichê, pois existem inúmeras músicas falando desse tem de andar sobre as águas. Mas essa canção pegou um tema até então clichê, e conseguiu abordá-lo de uma forma totalmente inovadora, com cara nova. Perfeita!

    10-Mergulhar: Quando eu ouvi o preview do CD na primeira vez, e ouvi o trecho dessa canção, eu pensei comigo: "Essa será a pior música do CD"! Será a nova Profetas Dessa Geração. Mas então eu ouvi a música completa e... Gente, não é que a música é boa? O.o Eu fiquei surpreso! Mas também, né? A MK pôs no preview o pior trecho da música! O que eu poderia esperar? Pra mim, essa canção é quase tão boa quanto Corre!

    11-Valente: Se lembra que eu disse que todo CD da Aline sempre tem 1 ou 2 músicas lindas, mas que é desvalorizada pelo público? Então, esse é o mesmo caso de Grande E Simples! Uma música excelente, mas que é ignorada, desvalorizada, ou até mesmo mal vista! Essa música é tão boa quanto Vitória No Deserto, ou talvez até melhor. Mas fazer o que, né? Outra boa canção que será ignorada pelo público! Detalhe: Essa é a melhor canção animada do CD!

    12-A Fé Em Ti: Sabe aquela canção que você gosta de tudo, menos do refrão? Então, A Fé Em Ti começa muito bem, mas quando chega no refrão, misericórdia! Aí sai do refrão, e fica boa novamente. Depois volta para o refrão e até desanima! Mas mesmo assim é uma boa canção! Só não é a menos bonita porque Igual A Ti Não Há consegue ser pior.

    13-Outro Não Há: Ótima escolha para encerramento do CD! É uma ótima música de celebração, com uma boa mensagem também. Fala sobre as obras de Deus que o tornam inigualável perante qualquer outro!

    Nota final: 4 estrelas!

    Vamos lá, coisas que eu mudaria nesse disco:

    Deveria ser ao vivo ou captado ao vivo. Ficaria muito mais impactante do que já é! E também mudaria a ordem das canções. Melhor seria começar com uma canção agitada, e ir intercalando o disco entre faixas lentas e animadas, como ela sempre fez nos anteriores. Mas agora é tarde demais, né? E claro, colocaria Andar Sobre As Águas como single. Mas a besteira já foi feita, e Aline terá que arcar com as consequências, pois Depois Da Cruz não tem peso pra levar esse disco ao sucesso, não!

    Mas vale a pena ser comprado. Já comprei o meu e ainda comprarei mais 3 pra dar de presente!

    Mas talvez seja melhor assim. Quero que a MK a deixe livre pra ir pra Sony Music, que é a cara da Aline!

    Aline, a Sony Music está te esperando de braços abertos, minha filha! Saia dessa gravadora não sabe te dar valor!

  7. Aline deveria voltar a Gravar com o Roupa Nova eles sempre conseguem extrair o q há de melhor dela.
    O Ruben de Souza não combina com ela e
    Fez os 2 piores cds da carreira dela.

  8. Clayton, também não entendo quem desvaloriza Valente, Grande e Simples e Mergulhar. São faixas boas e você já sai cantando rapidinho. Eu acho linda a parte que a Aline canta assim em "Grande e Simples":
    Quem podia imaginar o Senhor dos senhores em uma manjedoura?
    Quem podia esperar que viria um Rei que não tinha uma coroa
    Quem podia imaginar o grande Pastor se tornando ovelha
    Foi para aquela cruz calado e os meus pecados perdoou
    Lindo demais!
    Só discordo de "A Fé em Ti", eu gosto muito desse refrão, inclusive esse refrão foi um dos primeiros divulgados por ela durante a gravação. Já gostei de cara.
    Depois da Cruz eu só acho que é um erro como primeiro single só pelo fato dos arranjos da música torná-la enjoativa de se ouvir. Eu já nem ouço mais e pulo a canção. O engraçado é que isso não ocorre com "Tua Presença É O Céu Pra Mim", que precisa ser single, visto os bons números de visualizações no Music Session.
    Esse álbum veio com músicas tão bonitas que eu nem sei que músicas deveriam ser lançadas como singles.

  9. Grande e Simples pra ouvir só uma vez?
    Pelo amor... uma das melhores letras.
    Esse cd surpreende pelas letras. E não tem muitas músicas agitadas como os outros...
    O que não curti foram os arranjos em algumas, dando ar de música pentecostal, como "Tua presença"... a preview acústica dela no vídeo da preparação é muito mais bonita...
    Em Grande e Simples usaram violinos, mas que foram quase "apagados" por essa produção...

  10. Agora, tem outra aí que está prestes a lançar um álbum desse tipo com 6 ou 7 canções de um mesmo compositor.
    ALGUÉM SABE QUEM É???

  11. 2° pior disco da Aline.Chato e gritado.Pouquérrimas canções se salvam.Pelo menos ganhou de Caminho de milagres,aquele CD sim é o pior dela.Nossa!

  12. Gente a Pam esta sendo preparada para ser a sucessora dela .. aguardemmmm!!!!! os PANÁTICOS estao resurgindo das cinzas, e os dois amigos falsificados dela estão na área novamente tentando implacar algo .... mas estão muito queimados , pois um dossie je foi entregue na gravadora, onde há fotos e videos e documentos altamente comprometedores

Leave a Reply

COMENTE LIVREMENTE, MAS CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA! A MODERAÇÃO ESTÁ DE OLHO!