O ERRO DO ANDERSON FREIRE


Como já falamos em outra postagem, o cantor mktreiro Anderson Freire está preparando com grande empolgação o seu novo álbum, no qual, poderá ser lançado na metade do primeiro semestre do ano de 2018. O título ainda não foi divulgado oficialmente, mas tudo indica que se chamará "A glória é sua". Estão ansiosos?

Comentando um pouco acerca desses momentos de gravações em estúdio, o Anderson poderia fazer disso um período de várias reflexões sobre sua atual desenvoltura. Esse tempo pode ser também uma ferramenta valiosa para repensar em algumas propostas que o mesmo vem utilizando desde do disco "Raridade", onde basicamente, conseguiu o sucesso nacional com suas composições.

De anos para cá, o famoso cantor, muito desenvolto em suas apresentações, tem sido alvo de críticas por sua forma de cantar, que na maioria das vezes, é composta de técnicas vocais extremamente exageradas. Esse fato começou a ser percebido em sua música de maior visibilidade no mercado fonográfico, a canção "Raridade". Um dos exemplos foi no programa global da Fátima Bernardes na época do lançamento. O Anderson extravasou em melismas e quis mostrar aonde consegue chegar com sua potente voz, porém ao mesmo tempo, esse "extravasar" de técnicas vocais se torna algo inaudível a muitos expectadores, pois a simplicidade de outrora é perdida totalmente ("Identidade" quem o diga). 

Cantar bem e elaboradamente é bom? É. Não tenhamos dúvidas. Temos exemplos mundiais de cantores que soltam sua voz e conquistam o mundo. Entretanto, a música tem que ser apropriada e principalmente, tem que convencer o público com a nova sonoridade.

Esse é o erro do Anderson Freire. Ele quer soltar sua voz, mas como as faixas seguem um mistura dos estilos pop com a adoração congregacional, a sonoridade extravasada deixa suas canções monótomas e com aquele sentimento de "ele quer aparecer". Vemos esse "probleminha" em várias faixas do seu último álbum, o "Deus não te rejeita". São muitas canções lentas, com vários melismas e alcances vocais que chegam a ser irritantes. 

Analisando detalhadamente, o fato exposto aqui no blog, pode ter sido o motivo do álbum não ter tanta aceitação pelo público evangélico (claro, sem esquecer das dezenas de músicas de autoajuda que enjoa qualquer pessoa rsrs...). E seria muito bom que o cantor/produtor revesse essas questões antes de um lançamento "mais do mesmo". 

O Anderson Freire é uma das melhores vozes do gospel nacional e também pode competir facilmente como um dos melhores compositores evangélicos. A sua forma de interpretar com técnicas extremamente profissionais aumentam sua credibilidade e competência no meio musical, porém o melhor caminho a seguir é a sua essência, ou seja, sua simplicidade do "primeiro amor".

20 thoughts on “O ERRO DO ANDERSON FREIRE”

  1. Cantor de primeiríssima classe, como compositor, nem precisa ninguém dizer nada. Mas as interpretações do Anderson realmente chegam a causar medo, (Viram suas performances nas lives de 30 Anos da MK??) Nuss, quantas caras, quantas bocas, quantos dentes, quantos olhos esbugalhados, quanta "força" desnecessária, as vezes dá a parecer que tá com uma baita prisão de ventre tentando "extravasar" algo de dentro pra fora... Desnecessário isso..... Quando escuto a canção "a senha" do seu primeiro CD fico a observar o quanto que ele perdeu daquela naturalidade de cantar de uns tempos pra cá... Controle-se rapaz, vc já provou que canta muito, não precisa desse "estardalhaço" todo não. E não se junte mais com a gentalha da Bruna Karla.

  2. Sinceramente, não vejo nenhum problema na forma dele cantar! Às vezes é engraçado? Sim. Mas não acho que seja errado. Cada um tem sua forma de cantar.

    Minha única crítica é com relação às canções de autoajuda. Acho que ele tem focado demais nisso nos últimos tempos!

  3. O ERRO DO ANDERSON FREIRE é CANTAR. KKKKKKKKKKKKK
    Ele deveria ser apenas compositor, ele compõe lindamente, mas de boca fechada sempreeeeeeeeeeee!
    Ahhh e assim como alguns que já citei, tb o incluo como sendo chato.

    Cassiane
    Brunna K.
    Damares
    Fernanda
    Ohhhh chatice!!!

  4. O blog não vai falar nada sobre os ataques histéricos do Kleber Lucas no Facebook, chamando seu público de hipócritas?

  5. É, mais pra ele isso está normal, porque, pelos videos da produção de seu novo álbum no inst, essas MELISMAS estará predominando no CD.

  6. expectadores? revesse??? amigo, pelo amor de Cristo, quem precisa de revisão são os seus textos. em nome de Jesus, leia mais, aprenda, peça ajuda dos universitários. ah, espectador é quem assiste a um fato ou espetáculo. não quem apenas ouve uma música. e inaudível é algo que não pode ser percebido pelo ouvido. o som a que você está se referindo talvez seja de má qualidade para alguns. não inaudível. não sabe a palavra, pesquisa. na dúvida, não usa. coloca aprender redação como meta para 2018. a paz.

  7. Os textos deste blog estão ficando tão rebuscados e bajuladores que dá sono. Já os comentários... uma esculhambação só.

  8. Marcelo Marcelo on 26 de dezembro de 2017 06:37 said:
    Chato pra cacete!!!

    Pode dizer cacete e não pode dizer caralho? Não dá pra entender. cadê a censura?

  9. Esse é o maior problema dos artistas hoje, fazem sucesso de um jeito e simplesmente param de inovar. Tudo bem que em time que se está ganhando não se mexe muito, o que não quer dizer que não se deve mudar um outro jogador deste time que não está muito bem ou que já deu o que tinha de dar!

  10. não errou foi é nada , o homem é rico , bonito, chico xavié das musica gospel, pode cantar sim !!! isso é recalque da Suzi capuxeta Diniz essa frustrada que anda sumida , atras de não sei quem em sua cidade natal BH kkkkk so pode ser de lá ficava rastando faro que era do RJ, ja sei de tudo sua Suzi sujeira

Leave a Reply

COMENTE LIVREMENTE, MAS CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA! A MODERAÇÃO ESTÁ DE OLHO!