Com o grande número de mensagens e emails do público, mesmo que já faça um tempão, vamos analisar o "novo" CD da Daniela Araújo, Criador do Mundo.
A Dani, sem dúvidas já é considerada uma das grandes revelações da música gospel de qualidade. Seu primeiro CD intitulado "Daniela Araújo" trouxe um ar muito poético e com canções cobertas de simplicidade e ritmos marcantes. Ela se destaca por sempre está na lista dos projetos mais aguardados. Até porque seus fãs são desesperados e clamam por lançamentos.

Depois de quase 3 anos e meio sem lançar nenhum álbum, a garotinha do falido grupo "Turma do Barulho" volta ao mercado com grandes novidades. O álbum "Criador do Mundo" foi produzido por ela e seu irmão Jorginho Araújo. Quanto às fotos e arte do CD, a mesma junto com suas parcerias trouxeram algo muito psicodélico e hipster, e claro, do jeito que os fãs dela A-DO-RAUM!!!
Agora, vamos ao que interessa...
"Maravilhoso". Essa é a palavra que iniciamos. Chegamos a ficar em dúvida sobre o que comentar sobre esse mais novo trabalho da Daniela Araújo. São arranjos inovadores, pegadas instrumentais mais fortes e composições com um conteúdo de primeira: Cristo, ou seja, bastante cristocêntrico.
A novidade do disco começa com uma sequência cronológica das canções. Essa estratégia arrebentou. A primeira faixa do cd é “Teu Perdão”, onde é retratado o amor de Cristo por nós. Vale lembrar que a maioria das faixas são de autoria da Dani. Tais canções foram muito bem colocadas. No sentido de que parecem realmente canções de um repertório bem mais maduro. Além é claro, de terem finalmente começado a afastar a cantora da incansável posição de “soninho ou chatinha” e a colocado numa vertente mais “pop e rock”.

O single principal desse trabalho ficou por conta da linda e grudenta faixa-título
"Criador do Mundo", onde a Dani se inspirou numa canção da banda de rock islandeza Sigur Rós, para elaborar aquela bela introdução. Show de bola. A letra é bonita, além de relatar uma declaração de amor para o Criador com exaltações. Pra quem é jovem e gosta de um "pop" mais tranquilo, com toda certeza, as batidas se encaixaram perfeitamente pra essa classe. A melodia dessa canção é super atual e é a cara da Dani!
"Entrega" é aquela canção "secundária" dos CDs da Daniela. A mesma tem a participação especial de um tal de Lito Atalaia (Lito quem???) e faz uma severa crítica aos religiosos de plantão. Sinceramente, essa faixa é a que tem a letra mais forte do CD. A mensagem repassada pela Daniela é uma "tapa" em muita pessoas que estão dando uma de "santinhos" dentro das igrejas e ao mesmo tempo se encontram cegos espiritualmente. Essa música, de acordo com algumas fontes nossas, foi criada também, para deter certas críticas feitas pelo o pessoal da Adventista. Eita! Melhor parar por aqui... O Lito participou fazendo rimas e "hip hop" com frases polêmicas sobre julgamento. Notal mil.

Em seguida, "Liberdade", também single do CD, vem com uma pegada bastante envolvente. O solo de piano e as batidas com a guitarra deixaram uma melodia de rock alternativo "dos melhores". É nessa faixa também, que a "ex-adventista" arrasa com seus agudos espetaculares, mostrando que tem garganta suficiente para surpreender. Ao ouvi-la, dar pra se lembrar um pouquinho da banda americana Paramore. Será que ainda vai sair um clipe a altura? (suspiro)
Num estilo, "adolescente rebelde", a Daniela canta "Verdade". (Calma, não é a letra da canção, mas o jeito de cantar e a pegada rockeira da música). Essa foi a primeira composição apresentada do álbum e esta retrata que a "verdade" que liberta é o amor. Oh grórias irmão!!! Quem se lembra do dia em que a Dani foi "louvar" no Raul Gil? Foi polêeeeemica!!! O pessoal do advento do sétimo dia pirou no corte de cabelo da cantora e até páginas contra a filha de Jorge Araújo e Eula Paula fizeram no facebook!
"Imensurável" é a canção do CD!!! Sabe aquela música que você até se esquece de ouvir o resto do álbum e aperta o replay constantemente? Pois é. Claro que você tem que prestar atenção na letra, porque o que eu mais vejo entre os fãs dessas cantoras, é gente que leva mais em consideração um ritmo do que uma letra. Porém, se tratando disso, o ritmo musical é bem country, fazendo nos recordar do pop da cantora secular Taylor Swift. Simplesmente perfeito! A interpretação com a doce voz da Dani deixou um extravasar de brilho e emoção. Sem comparações.
"Deus" é aquela canção que, apesar de ter uma letra simples e bonita, e de muitos adolescentes gostarem pelo ritmo meio computadorizado, é uma música que não faria falta no disco, se não tivesse entrado. Mas amém né? Já viram um CD que não tenha uma “enche-lingüiça”? Mesmo assim, é outra daquelas que você se pega cantando depois.
A oitava faixa do disco, “Jesus”, dá continuidade aquele clima de entrega a Deus e não merecimento pela salvação, mas dessa vez, retratando o grande amor de Cristo na cruz. A música tem uma pegada mais animada que a anterior, mas com o mesmo propósito. O estilo, voz e instrumental modernizado no meio da canção dá um charme. Podemos considerar uma das "chicletes" do álbum.
"Alcançar" tem a participação especial de seu marido, Leonardo Gonçalves. A música é simples, porém tem belos arranjos. A letra é bem legalzinha, mas o refrão é repetitivo demais. Passa...
Continuando a participação especial do Leonardo no CD, "Porto Seguro" é dueto de quem canta melhor nessa vida. Risos. A letra traz uma palavra de conforto sobre os problemas contemporâneos e nos leva a crer nas promessas do Senhor. "Como a vida vou suportar? Tanta injustiça encarar? Não posso ver, sem me importar, não não não. Em tuas vou crer, sei que um dia vou te ver!" Por diversas vezes, o blogueiro se ouviu cantarolando essa música por aí... Mas essa canção pega, e é muito boa!! Letra e música de Daniela e Leonardo.
"Santo/Graça" traz a participação estrondosa do coral infato-juvenil Nissi, no qual, consegue realizar uma interpretação de emocionar. A faixa 11 do "Criador do Mundo" é adoração pura, muito boa de ouvir, e também de fechar os olhos e erguer as mãos... Eita Glória!!!
Além disso, nossa pequena "Daniela Lispector" trás suas belas reflexões na canção "Mais uma vez". Uma música repleta de arrependimento e cheia de entrega. Em outras palavras, essa é a melhor faixa pra dar uma cochilada. Quem sofre de insônia, pode escutar... é garantido o sucesso (risos). Ainda podemos afirmar o seguinte: a cantora reclamou, murmurou e questionou e vai chegando no final do disco com indagações de "volta o cão arrependido". Muito boa a sequência do álbum!
Pra fechar o CD com um gostinho de "quero mais", temos a faixa "Aleluia". Uma letra simples, porém adornada de belos arranjos e uma interpretação impecável da Daniela com o Tiago Arrais. A música lembra um pouco aquele estilo de "Volta" do álbum anterior. Fica agora perceptível que a sequência de louvores tiveram grande excelência em sua ordem cronológica.
O início foi com o perdão de Cristo pelo nossos pecados, no decorrer do CD fala sobre as grandezas Dele junto com os problemas de nossa religiosidade/julgamentos e a finalização se dar com a volta de Jesus. Criatividade a mil!
QUALIDADE MUSICAL E BACK VOCAL
O back vocal da cantora como sempre se mostra impecável e mantém aquele "Q" de qualidade que o cd passado trouxe ao mercado. O que não ofusca em nada sua qualidade vocal. Além disso, a Daniela nunca esteve tão segura do que fez. E faz cada vez melhor. É só ouvir direitinho a canção “Liberdade” e verás o potencial vocal que a "garotinha" vem conseguindo atingir. A coisa em si é tão boa que a gente nem vai comentar as camadas de computador passadas em sua voz. Isso porque sabemos que não iria influenciar em nada já que temos conhecimento do que a "diva" é capaz de fazer ou não ao vivo.

Parabéns ao Jorginho, irmão da Daniela, onde mostrou através deste cd, que a música gospel ainda tem jeito. O álbum trouxe um sentido novo, moderno e a altura do que deve ser dado a uma cantora deste nível, isto é, Daniela não toque os "pés" nas gravadoras cristãs capitalistas.
PROJETO GERAL, BÔNUS E AVALIAÇÃO
Esse trabalho é como aquele bom vinho. Não adianta beber direto. É preciso degustá-lo. Além disso, quanto mais velho melhor fica. Tanto que esperamos até agora para fecharmos a análise.
Sim! Quem percebeu que ao final o cd tem duas faixas bônus??? "Me ensina Amar", que dar um orgulho até de ouvir. Composição falando acerca do amor e o porquê de muitas vez nos apegarmos a algumas as pessoas e subsequentemente faz com que soframos. E a versão piano de "Liberdade" que está linda.
A capa ficou super interessante. Inovação pura. Já discutimos isso por aqui.
Destaque para as canções: "Criador do Mundo", "Entrega", "Liberdade", "Imensurável", "Porto Seguro", "Santo/Graça" e "Aleluia".
Categoria: CD que você vai ouvir por muito tempo.
Avaliação em estrelas (zero a cinco): 5 ESTRELAS muito merecidas pra este que temos o orgulho de avaliar. Parabéns a Daniela. Você merece garota! rsrs
Vale a pena ser comprado?
VALE MUITO! Compre o seu agora mesmo! É produto de qualidade!